quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Pedagogia, Metodologia e Didática na Catequese.

Pedagogia, Metodologia e Didática na Catequese. 
A catequese precisa se preocupar com a formação integral do catequizando, procurando educá-lo à luz da palavra de Deus, e que para isto, precisa conhecer a importância da pedagogia, da metodologia e da didática no processo catequético, é preciso perceber que a pedagogia da escola é diferente da pedagogia da fé.
 Enquanto que a primeira se ocupa em despertar na pessoa a consciência da própria dignidade e sua capacidade de exercer a cidadania em prol de uma sociedade mais humana, a pedagogia da Fé vai mais além, se ocupa em despertar o catequizando para uma autêntica vivência cristã, proporcionando o encontro da pessoa com Deus e com os irmãos, levando-a a conversão do coração e à mudança de vida.
A fé deve atingir a pessoa em sua totalidade e torna-se evidente a necessidade de se utilizar, além da Palavra de Deus, da Tradição e do Magistério da Igreja, as ciências humanas para a formação integral do catequizando. Muitos catequistas podem ficar encantados com o conceito de mistagogia( quer dizer: iniciação do mistério de uma religião) e cientes de que a sua missão primeira é a de levar os catequizando a fazer uma experiência profunda de Deus
          Quando a catequese é eficaz, quando é iluminada pelo testemunho de fé e vida do catequista, ela é transformadora: desperta o crescimento da fé, levando a pessoa a perceber a ação de Deus em sua vida; promove a participação ativa e perseverante na vida eclesial; valoriza e respeita as experiências individuais e a história de vida de cada catequizando.
          Sabemos que há um grande esforço dos catequistas no sentido de proporcionarem ao catequizando uma autêntica experiência de Deus, comprometendo-se com a vida, com o próximo e com a Igreja, mas é preciso despertar ainda, em muitos, a busca de maior profundidade na vida espiritual.
         É preciso haver sintonia entre pedagogia, metodologia e didática, pois um bom encontro depende de todos estes elementos; há diversos caminhos para a catequese, não havendo um método especifico ou ideal, o catequista deve valorizar a criatividade, a experiência e o conhecimento a fim de promover a interação entre fé e vida. É preciso levar sempre em conta a idade, a cultura e a capacidade da pessoa.
        Parece ser o mais adequado, não só para a catequese como também para as outras pastorais, o método ver-julgar-agir-rever-celebrar. 
       Nos encontros catequéticos os recursos didáticos têm grande valor, e é através deles que o encontro se torna dinâmico, alegre e atraente, percebemos que eles são, às vezes, limitados e dependem muito da boa vontade, da disponibilidade e do conhecimento dos catequistas; falta ainda formação que venha despertar no catequista para a importância dos recursos didáticos, a maneira, as técnicas, a criatividade, se bem utilizados, transformarão os encontros de catequese em momentos de alegria e de prazer.
       Olhando a vida de Cristo, entendemos que o Reino de Deus é para todos ele convida seus discípulos a pregar o Evangelho a todas as nações até a consumação dos séculos.
       A catequese ainda não consegue atingir as pessoas de todas as idades, mas esta é uma utopia que precisa ser concretizada.
       A catequese ainda se resume em preparar as crianças para a 1ª Comunhão, os jovens para a recepção do Sacramento da Crisma e alguns adultos para os sacramentos de iniciação, pois é urgente uma catequese eficaz com adultos, e é preciso que haja vontade de todos para que a catequese atinja a todos.
      Há grupos e esforços isolados (grupos de reflexão, novenas, encontros de formação, preparação para os sacramentos e outros). O que falta é uma ação conjunta.
      Quanto ao trabalho com os nossos irmãos portadores de necessidades especiais, já tivemos várias experiências bonitas, marcadas pela boa vontade dos catequistas, o que nos falta é a catequese ir até as famílias destas pessoas; os catequistas de um modo geral não estão preparados para estas situações, obtendo mais informações e formação para que aconteça, de fato, uma catequese de inclusão.
      A Catequese familiar, a catequese por acolhida, catequese nas casas é um sonho que poderá se tornar realidade mediante o trabalho de conscientização dos agentes pastorais, pais, padres, etc.é necessário envolver todos os cristãos no dinamismo da evangelização, desenvolvendo programas e encontros culturais nas comunidades, resgatando a religiosidade transmitida pelos pais, incentivando-os a assumir mais sua missão na educação cristã dos filhos.
      A integração da família na catequese é assunto que requer todo nosso empenho, cuidado e atenção.
      Este assunto pode clarear melhor os caminhos que nos conduzem a uma catequese segura, alegre e comunicativa, mostrando mais uma vez, a necessidade de preparação, formação e atualização contínua do catequista para que ele possa assumir, de uma forma mais segura e eficaz, a missão de educar e orientar as pessoas para a vida de fé.

Um comentário: