História da pedagogia.
A Grécia
clássica pode ser considerada berço da Pedagogia, pois é na Grécia
que nascem as primeiras idéias acerca da ação pedagógica, ponderações que vão influenciar,
por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do
Pedagogo à formação das crianças.
Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam
as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança,
mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse motivo,
esses escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças.
Nos séculos XVII e XVIII inicia-se uma era de debates, no campo da educação, tendo
como foco a importância de atualizar os processos pedagógicos e rever o próprio
conceito de infância. Nomes importantes deste período são Comenius e Rousseau. No final
do século XIX e princípios do século XX os debates sobre educação e,
principalmente, as novas pesquisas no campo da psicologia do desenvolvimento e
aprendizagem, com ênfase na criança, levarão a que um grande número de
profissionais, de diversos campos, desenvolvam reflexões, pesquisas e
experiências pedagógicas envolvendo métodos de ensino, as relações pedagógicas
e as possibilidades e limites dos diferentes contextos educativos, dando corpo
a vários movimentos, dentre eles o da Escola Nova e a Pedagogia Waldorf.
No restante século XX a Pedagogia vai se institucionalizar como campo de
conhecimento científico e profissional e a formação passará a ocorrer nas
Universidades em cursos superiores um curso que cuida dos assuntos relacionados
à Educação por excelência, portanto se trata de uma Licenciatura.
Atualmente a pedagogia tem como objetivo principal a melhoria
no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão,
sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia
esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais
do país. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da
educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério,
de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto
orientar os alunos e os professores.Acompanha e avalia, ainda, o processo de
aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores
de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na
sociedade, ou com educação a distância. Porém, todos aqueles que atuam no
processo educativos (professores, pais, monitores, orientadores, psicólogos, etc.)
também devem conhecer os princípios básicos de pedagogia.
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