sexta-feira, 13 de julho de 2012

ALGUNS ELEMENTOS SIMBÓLICOS DA CEIA DOS JUDEUS

ALGUNS ELEMENTOS SIMBÓLICOS DA CEIA DOS JUDEUS
1)      Pães Ázimo – Durante o período de páscoa, é proibida a ingestão de qualquer tipo de comida fermentada. Os judeus saíram do Egito à meia-noite, com muita pressa levando pronta a massa do pão, mas sem fermento, feita somente com água e farinha. Depois, ela foi assada no próprio sol do deserto. Portanto, é expressamente proibido o consumo de alimentos que levem chametz, ou seja, grãos de trigo, cevada, aveia ou qualquer outro sujeito a passar por um processo de fermentação quando em contato com a água.
2)      Zeroá ( cordeiro assado)- É simbolizado por um osso de perna assado, que representa o cordeiro pascal oferecido como sacrifício na época do templo. “Simboliza também o ‘braço estendido” com a qual Deus libertou os israelitas do cativeiro no Egito. É fundamental que a carne desse cordeiro tenha sido obtida em conformidade com as tradições judaicas, ou seja, sem que o animal tenha passado por algum tipo de sofrimento no momento de ser abatido.
3)      Beitzá ( ovo cozido e queimado)- Representa a oferenda festiva levada ao templo na páscoa. Também é um símbolo de luto pela perda dos dois templos em Jerusalém.
4)      Maror (ervas amargas) – Ela representa o fato dos egípcios terem tornado a vida dos israelitas amargas, com sofrimento da escravidão.
5)      Molho doce – Significa que a amargura da escravidão se tornou doçura, graças à salvação.
6)      Karpas (ramos de salsa, salsão, ervas verdes e verduras) – Simboliza o renascimento da natureza na primavera, a esperança de libertação.
7)      Charosset (mistura de maçâs raladas, nozes moídas, vinho tinto e canela) – Representa a argila com que os antepassados executavam os serviços de construções para o faraó. Significa também a argamassa que seria utilizada para reconstruir o templo na era messiânica; para sinalizar essa alegria a mistura é doce.
8)      Água salgada – As ervas verdes são mergulhadas em água salgada, que simboliza as lágrimas derramadas pelos israelitas escravizados no Egito. Muitas comunidades judaicas incluem ovos cozidos mergulhados em água salgada como primeiro prato da ceia, representando a passagem da escravidão para a liberdade, da tristeza para a alegria.
9)      Vinho – Trata-se de um elemento indispensável na celebração do seder Pessach (È a celebração da primeira noite e, em hebraico, significa “ordem”. Portanto, o ritual de páscoa segue uma seqüencia estabelecida pela lei e tradição judaica, objetivando fazer cada judeu reviver a experiência de seus antepassados na noite em que partiram do Egito. Todos os rituais e comidas visam ajudar na busca do sofrimento e da redenção de seus ancestrais.) ou de qualquer outra festa judaica. O copo de cada participante é completado quatro vezes durante a cerimônia, representando as quatro promessas de redenção feitas por Deus para os israelitas. “Eu vos libertarei do jugo dos egípcios e vos livrarei da escravidão. Eu vos redimirei com o braço estendido, e vos tomarei por meu povo” ( Êx 6,6-7). Costuma-se mergulhar um dedo na taça de vinho ao se pronunciar o nome de cada uma das dez pragas, retirando-o em seguida e jogando fora uma gota de cada vez, expressando a tristeza pelo sofrimento que cada uma das pragas causou aos egípcios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário