quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Culto as Imagens

O Culto as Imagens
Por não vermos Maria como desejamos coroamos suas imagens que apenas representam; imagens não operam milagres, mas milagres acontecem para quem faz uso de sinais de maneira correta. Ex: Faróis não salvam vidas, mas vidas se salvam quando se faz bom uso dos sinais de trânsito.Freio mal usado mata; freio bem usado salva, imagens mal usadas matam a fé e levam a idolatria, imagens bem usadas aproximam de Deus. Foi assim com os Querubins de ouro que o próprio Deus mandou colocar na Arca da Aliança (Ex.25,1 8), e com a serpente de bronze erguida no deserto(Nm.21 ,8).
Todos que eram picados olhava para ela e ficava curado.Eram estátuas, mas não eram ídolos; apontavam para Deus, mas quem desrespeitou a Arca morreu (I Sm. 6,l 9). A Arca e suas imagens fizeram bem para quem fez bom uso delas; o bezerro de ouro era ídolo (Ex.32,1), por isso foram condenados.
Nós católicos sabemos a diferença, por isso temos imagens e não ídolos; somos inteligentes para não ler a Bíblia de maneira caolha, com uma só perspectiva, fazendo uso só das passagens que condenam as imagens. A Bíblia tem e permite o uso delas; vemos o Espírito, e não a letra, porque a letra mata e o Espírito da a vida, aceitamos a proibição de fazer imagens para adorá-las.
Nossa veneração às imagens não é idolatria, o que importa é o que Deus vê em nosso coração, se um católico souber que o outro está adorando uma estátua e esperando milagre dela, falando com ela como se ela ouvisse, deve corrigi-lo. E isso leva a idolatria; mas se seu irmão estiver apenas olhando, é melhor deixa-lo em paz, não é difícil de entender sobre as imagens quando se pratica uma religião de maneira inteligente.

As Imagens: Por que?
A questão do culto das imagens é muito discutido hoje em dia, pois há pessoas que julguem que se trata de idolatria; baseando-se em texto do Antigo Testamento, muitas das vezes conseguem confundir os mais simples, dizendo que Deus proibiu fazer imagens; neste estudo iremos demonstrar que Deus não proibiu fazer imagens, mas, aliás, mandou fizer.
O tema sobre as imagens é muito polêmico, membros de seitas evangélicas acusam os católicos de adorarem imagens; apesar,que muitas vezes confunde os mais simples, dizendo que Deus proibi de fazer imagens.
O nosso objetivo aqui é demonstrar que Deus não proibiu fazer imagens; aliás, mandou fazer.
Vamos esclarecer alguns pontos e significados sobre algumas palavras que são dúvidas para alguns católicos.
IMAGEM - É uma representação de um ser em aspecto físico; a imagem pode ser uma estátua, fotografia, etc..
ADORAR — É um ato de adoração dado somente para Deus, Senhor e Único Criador do mundo; porque só ele é o Criador e Senhor do universo.
ÍDOLO - Todos nós sabemos que esta palavra é considerada um falso deus, inventado pela fantasia humana (ex-sol, animais etc)
IDOLATRIA — E um ato de adorar um falso deus, e colocar este falso deus como criador e senhor do universo. Este é o pior pecado e mais grave que se possa fazer.
VENERAR — É Ter um respeito por aquele Santo que são modelo de fé na prática da caridade.
Analisemos que Deus proíbe a fabricação de ídolos e não de imagens.
Vejamos na Bíblia (Ex 20, 1-5).
Como você vê Deus proíbe severamente esta fabricação de imagens de ídolos (falso deus) para colocar no lugar de Deus verdadeiro, mas quando as imagens não, são para serem colocadas no lugar de Deus, isto é, quando estas imagens não são para serem adoradas então o mesmo Deus manda fazer:
Vejamos alguns trechos Bíblicos:
·        (Êx 25, 18-22       (Nm21,8)                    (1 Reis6,26)      (Sb16,5-8)                   
·        ( l Reis6,29)         (1Reis7,13-51)
A proibição de Deus foi de fazer imagens de ídolos, isto é, falsos deuses e prestar-lhe culto de adoração, as imagens dos santos, os monumentos aos heróis nacionais, essas imagens não são ídolos, mas retratos de pessoas que se destacaram na fé em Cristo e tendo amor ao próximo, são pessoas que receberam graças diante de Deus e devemos imitar este gesto.

Deus proíbe a fabricação de Ídolos e não de Imagens.
1- O Antigo Testamento
Uma vez que o povo Hebreu estava cercado de povos que adoravam ídolos (falsos deuses),e para que o povo Hebreu não os imitassem este horrível pecado, Deus fez saber ao seu povo: ler no livro do(Ex.20,1 -5).Por que esta proibição, para que o povo de Israel não as adorasse, como faziam os povos vizinhos, como você percebe Deus proíbe a fabricação de imagens de ídolos (falsos deuses) para serem colocados no lugar do Deus verdadeiro e único.
 Notemos que o Senhor mesmo mandou confeccionar imagens para sustentar a piedade de Israel vejamos; Ex.25,1 7-22; neste texto fala do propiciatório que quer dizer, a sala dos Santos dos Santos, a bíblia costuma dizer que “Javé está sentado sobre os Querubins”(1Sm.4,4; 2Sm 6,2; 2Rs.l0,15-1 6).
_Querubins: são esfinges aladas que flanqueavam os tronos Divinos; os Querubins e a Arca são o trono de Iahweh a “sede” da presença invisível.
* 1 Rs6, 23-29; Ex.25,18-22; Nm. 21 ,4-9; 2Sm 6,5-8;1 Rs,7,23-26.28s.
Os Judeus compreendem que a proibição de fazer imagens era condicionada por circunstâncias transitórias, de modo que aos poucos foram introduzindo o uso das imagens nas suas sinagogas, como você vê, Deus não proibiu de fazer imagens, pois ele mesmo a mandou fazer; Deus proibiu fazer imagens de ídolos, (falsos deuses) e a ele prestar culto de adoração.
As imagens como de Maria, Santos, monumentos de heróis nacionais, não são ídolos, mas retratos de pessoas que se destacaram na fé em Cristo e no Amor ao próximo é que devemos imitar.
Na Bíblia ajoelhar-se ou prostrar-se diante de uma pessoa não significa adoração e sim veneração, homenagem, respeito, saudação, etc,. Existem algumas passagens como: Gn. 27,29; 1Rs.1,16-22; Ex,1 8,7;1Rs.1,1 6. “Betsaida não adorou o Rei, mas reverenciou.
2- O Novo Testamento:
Pelo Mistério da Encarnação Deus quis dirigir-se aos homens por meio de uma figura humana de Jesus, o messias; este por sua vez, quis ilustrar as realidades invisíveis através das imagens, inspiradas pelas coisas visíveis; ele utilizou parábolas e alegorias que se referiam aos lírios do campo, a figueira, os pássaros do céu, o bom Pastor, a mulher que perdeu sua moeda e ao filho pródigo...
Nas igrejas, as imagens tornaram-se a Bíblia dos iletrados, dos simples e das crianças, exercendo função pedagógica de grande alcance; é o que notaram alguns cristãos (escritores) antigos; “O desenho mudo sabe falar sobre as paredes das igrejas e ajuda grandemente”(São Gregório de Nissa,Séc.IV).
E ainda; “O que a Bíblia é para os que sabem ler, a imagem é para os que não sabem ler”(São João Damasceno,SécVIII ).
            O Papa São Gregório Magno escrevia a Sereno, Bispo de Marselha em fins do Séc. VI:
“Tu não devias quebrar o que foi colocado nas igrejas não para ser adorado, mas para ser venerada, uma coisa é adorar uma imagem; outra é aprender mediante esta imagem, a quem se dirigem as tuas preces. Mediante as imagens, eles aprendem o caminho a seguir; a imagem é o livro daqueles que não sabem Ler”

O significado de palavras bíblicas:
Querubins: este nome corresponde ao dos Karibu Babilônicos; metade homens, metade animais, que vigiavam as portas dos templos e dos palácios; segundo as descrições Bíblicas e a iconografia oriental, os querubins são esfinges aladas; no templo de Jerusalém rodeiam a arca(l Rs,6,23-28).
Eles aparecem de maneira segura no culto a lahweh somente a partir da estada da arca em siló, onde se dirá que Iahweh “Assenta-se sobre os querubins”(l Sm.4,4; 2 Sm.6,2; 2Rs19,15) ou cavalga os querubins” (2Sm.22,11; Sl118,1 l).Em Ez.1 e lO eles puxam o carro Deus.
Propiciatório: a sala do propiciatório se chama o Santo dos Santos; lahweh aparece sobre o propiciatório e é de lá que ele fala a Moisés(Ex.25,21,22; Lv.16,2: Nm.7,8 e 9)
Serpente Abrasadora: Abrasador (Is.30,6) que representa como uma serpente alada ou dragão nome dos Serafins de Is.6,2-6 vem da mesma raiz.
Serafins etimologicamente: os “abrasadores”,estes seres alados só do nome tem em comum com as serpentes abrasadoras de (Nm.21,6; Dt 8,15) ou voadores de (Is.14,29); são figuras humanas munidas, porém de seis asas, que lembram os seres misteriosos que conduzem o carro de lahweh em Ez.l e 10 chama de “Querubins” como as figuras análogas fixadas na Arca (Ex.25,18).A tradição posterior deu o nome de Serafins e Querubins as duas categorias de Anjos.


     REFERÊNCIA:
·        Battistini, Frei - Igreja do Deus Vivo; 1ªEdição-vozes, 1991.

·        Estevão Tavares Bettencourt,OSB.Católicos Perguntam; 5ªEdição-1997.

·        OLIVEIRA, Jose fernandes de. (Pe.Zezinho, SCJ) Católicos Serenos e Felizes --2 —Paulus,1997-SP

·        A Bíblia de Jerusalém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário