quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PREPARAÇÃO PARA O MINISTÉRIO DE LEITORES (AS).

PREPARAÇÃO PARA O MINISTÉRIO DE LEITORES (AS).


Não há celebração litúrgica sem que haja ao menos uma breve leitura tirada das Sagradas Escrituras; na leitura individual cada pessoa faz a leitura para si mesma, mas na celebração a leitura é comunitária, portanto, alguém deverá fazê-la para que todos ouçam.
Quem deverá fazer a leitura?
Quais são os requisitos para poder ser leitor ou leitora?
Tudo vai depender do tipo de comunidade e de sua formação de organização:

  • Numa liturgia dominical coordenada por uma equipe, as leituras são preparadas com antecedência, portanto, quem vai fazer a leitura deverá sabê-lo de antemão.

  • Geralmente, há vários leitores (as) que se revezam, em rodízios.

  • Em 1972, a Igreja Católica Romana criou uma “instituição” para os leitores.

  • O ministério de leitor é conferido oficialmente por ato litúrgico; trata-se de um ministério próprio, reservado a elas ou a eles, mesmo que haja padre ou diácono presente na celebração (Ref. IGMR, 66; IELM, nº. 51). Portanto, nem diácono nem padre deverão “tirar” este oficio do leitor ou leitora, ainda que seja numa celebração muito solene.

Para se poder exercer bem este serviço e com conhecimento de causa, é importante que seja oferecida uma formação bíblica, litúrgica, espiritual etc..
A “constituição sobre a Sagrada Escritura do Concilio Vaticano II (SC) afirma no nº. 29:”..os ajudantes, leitores, comentadores e componentes(os cantores) desempenham um verdadeiro ministério litúrgico.”

Isto significa que:

  • Os leitores e leitoras não estão aí para ajudar o padre, como muitos continuam pensando. Assumem um ministério próprio; atuam a partir de seu sacerdócio de batizados.

  • Não trabalham por conta própria, mas como representantes de Cristo, animados por seu Espírito. É cristo mesmo que fala quando se lêem as Sagradas escrituras na Igreja (SC, nº.7).


  • Estão aí não para exercer um poder sobre a comunidade ou para aparecer; ao contrario, trata-se de um serviço comunitário, eclesial. São chamados a prestar um serviço (ministério) aos irmãos e irmãs reunidos em assembléia.

FAZER A LEITURA OU PROCLAMAR A PALAVRA?

Geralmente, quem aborda uma pessoa para ser leitor ou leitora, diz o seguinte: “Você pode fazer a leitura hoje”? Fazer uma leitura assim, até que é relativamente fácil, isto é, se não houver palavras complicadas no texto e se o leitor tiver um mínimo de prática, poderá se sair até bem; acontece que na liturgia não se trata de fazer a leitura, simplesmente; trata-se de proclamar a palavra.

Qual é a diferencia?

  • Fazer a leitura significa: Ir lá à frente, ler o que está escrito, para informação minha e da comunidade, ou no pior dos casos, é apenas uma formalidade: celebração supõe leitura, alguém deve fazê-la, pouco importa se os presentes entenderam o que foi dito ou se foram atingidos pelo que ouviram.

  • Proclamar a Palavra é um gesto sacramental. È quando me coloco a serviço de Jesus Cristo que, através da minha leitura, da minha voz, da minha comunicação, quer falar pessoalmente com o seu povo reunido.


  • O documento conciliar sobre a sagrada liturgia (Sacrosanctum Concílium) o exprime da seguinte maneira no artigo 7: “Presente está pela sua palavra, pois é ele mesmo que fala quando se lêem as Sagradas  escrituras na Igreja”, isto é, na comunidade reunida.


Ministros e Ministras da Palavra.

Leitura não é aula, não é informação, não é noticiário..leitura é Jesus Cristo presente com seu Espírito, falando na comunidade, anunciando o reino, denunciando as injustiças, convocando a comunidade, convidando-a para a renovação da aliança, da conversão, da esperança, da ação, purificando e transformando-nos; por isso, alguém da comunidade é chamado a ser ministro, servidor desta palavra.
Não é só pelo conteúdo da leitura, mas por todo o seu modo de ser e de falar, de olhar e de se movimentar, que o leitor ou a leitora deverão ser, no meio da comunidade, sinais vivos do Cristo-Palavra e do seu Espírito.
Se você pelo seu conteúdo da leitura apenas, poderia ser mais interessante cada pessoa ler sozinha num folheto ou na bíblia.
Mas a leitura litúrgica é um acontecimento comunitário e sacramental; Jesus Cristo fala á comunidade reunida pela mediação do leitor ou da leitora, o Espírito está presente na pessoa que lê e está atuante também nos ouvintes para que acolham a Palavra em suas vidas.
Os ouvintes devem ouvir, escutar, acolher a Palavra. Ouvem as palavras proclamadas pelos leitores, e tem os olhos fixos neles para não perderem nem uma vírgula, nem um sinal daquilo que é anunciado.
É evidente que o leitor deverá ler e meditar a leitura em casa, durante a semana para poder ser ministro da palavra. Ele deverá de alguma maneira “assumir” diante do cristo a quem empresta sua voz e seu jeito de se comunicar.
O leitor é também ouvinte, porque enquanto ele  proclama a Palavra, ele também presta a atenção com toda a comunidade para tentar perceber o que o espírito está querendo dizer à igreja naquele dia.


Proclamar com os Lábios e com o Coração.

O missal Romano prevê um pequeno gesto feito em silêncio, que pode nos mostrar claramente como deve ser a atitude dos leitores:

  • Antes de o diácono proclamar o evangelho na missa, ele se inclina diante do presidente da assembléia e pede a sua benção; o presidente então diz: “O senhor esteja em teu coração e em teus lábios para que possas anunciar dignamente o seu evangelho: em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

  • Quando é o próprio padre que faz a proclamação, ele se inclina diante do altar e reza assim: ”O Deus todo-poderoso, purificai-me o coração e os lábios para que eu anuncie dignamente o vosso santo evangelho”.

Todos os leitores poderiam inspirar-se nestes dois textos para sua oração e atitude interior antes da proclamação da leitura; os dois textos se referem ao coração e os lábios:

  • Ao coração, porque é nele que acolhemos a Palavra e o Espírito do senhor que é Amor, esta proclamação deverá partir do coração.

  • Aos lábios, porque é instrumento de comunicação. “Lábios” significam aqui todo esforço feito para que a palavra concebida no coração sob a ação do Espírito possa atingir o coração dos ouvintes, possa gerar neles a Palavra que quer fazer-se carne outra vez em nossa vida, ritmo, respiração, ênfase.

De fato, devemos deixar que o Senhor esteja presente neste processo de comunicação, e por isso, deverá ser realizado com toda dedicação e unção possíveis. Também o olhar e a postura do corpo têm parte nesse processo de comunicação e até mesmo o alto-falante e a instalação do som.

Obs.: Será que em nossas comunidades os leitores e as leitoras estão sendo de fato, sinais vivos do Cristo que fala a seu povo reunido?
Anunciam com o coração e com os lábios?


COMO PREPARAR UMA LEITURA?

Normalmente, os leitores (as) participam da reunião da equipe, na qual toda a celebração é preparada em conjunto. São lidas e meditadas as leituras bíblicas da celebração que se está preparando, procurando perceber qual poderá ser a Palavra do Senhor para a comunidade na realidade que se está vivendo.
Prepara-se em grandes linhas o roteiro da celebração, a homilia, os cantos, os gestos e ações simbólicas... Dividem-se as tarefas.

a)      Preparação Pessoal.

Para poder transmitir a Palavra de Deus contida na leitura e atingir com ela a assembléia ouvinte, é necessário que o leitor conheça e entenda aquilo que está lendo.
Primeiramente o texto em si: saber em que circunstâncias foi escrito, a quem foi dirigido, quem está falando e com que objetivo..Depois, saber o sentido do texto no conjunto da revelação e do mistério de Cristo, para que o texto possa se tornar uma Palavra de salvação para nós, hoje.
Ex: O alto funcionário de Candace, rainha da Etiópia, certamente sabia ler; entendia perfeitamente cada palavra que lia do capitulo 53 do Profeta Isaias; porém, escapava-lhe o sentido revelador: “Como posso entender, se ninguém explica?”
“Filipe então foi explicando, e tomando essa passagem da escritura como ponto de partida, anuncio-lhe Jesus.”

Vejam a passagem inteira em Atos 8,26-40.

O leitor não pode ser daqueles que andam com um véu na frente dos olhos e do coração e, por isso, não compreendem as escrituras (ler 2Cor3, 12-18). Um leitor que não entendem aquilo que está lendo transmitirá dúvidas.
Somente o leitor que conhece a leitura e acredita naquilo que lê, será capaz de fazer da leitura um verdadeiro anuncio da Palavra.
Por isso, os leitores devem ter a oportunidade de fazer cursos bíblicos e ter livros e revistas à disposição, que os ajudem nessa tarefa.
As leituras das celebrações de domingo, merecem ser preparadas com muito gosto, isto é se sabemos que caberá a nós proclamar a leitura no domingo; podemos ir nos preparando desde o inicio da semana, lendo e estudando, meditando e assimilando..,recebendo esta Palavra como uma mensagem pessoal, antes de proclama-las na comunidade.
Quem conhece o método da leitura orante da bíblia, também chamada de lectio divina, poderá usá-lo nessa preparação, seguindo seus quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação.
De qualquer forma, a preparação inclui:
  • Conhecer bem o texto significa: saber para quem foi escrito? Onde e em que época foi escrito? Etc.
  • Sintonizar com o texto: reconhecer-se dentro do texto; Este texto serve para nós? Este texto diz respeito à nossa realidade?; Qual a mensagem de Deus para nós nesta passagem da bíblia? Etc.
  • Treinar a expressão do texto: Grife as palavras mais importantes e a frase principal, marque as pausas e faça bastante silêncio, sem o silêncio à palavra se perde no barulho, procure um tom de voz que combina com o gênero literário do texto, com os sentimentos expressos pelo texto.
  • Meditar e orar o texto: Guarde e medite a palavra no coração, como fez Maria (cf.Lc2, 19-51). “Coma” a Palavra, como fez Ezequiel (3,1-11) e João (Ap 10,10-11). Aprenda de cor as passagens mais significativas e repita-as varias vezes ao longo do dia, meditando-as.
Comece a preparar a leitura de sábado ou domingo no inicio da semana; assim terá o tempo necessário para assimilar melhor a Palavra no coração e na vida.

Meditar: Como costuma ser feita a preparação das leituras em nossa comunidade?


COMO PROCLAMAR UMA LEITURA?

Não basta ler, é preciso proclamar a leitura como Palavra de salvação, como Palavra que proclama o amor e a bondade de Deus; Palavra que liberta, dá vida e ressuscita.
Como Palavra que nos corrige, nos “poda”, nos purifica; como Palavra que denuncia as injustiças e a maldade; que nos chama à conversão e á comunhão com Deus e com os irmãos.
A Palavra transmitida pela leitura sempre deve atingir os ouvintes, (sendo que o próprio leitor é também um deles!), para que escolham entre a benção e a maldição, entre a vida e a morte: (cf.Dt30, 19-20).
A leitura deve ressoar dentro do contexto de nossa vida atual, com suas alegrias e seus problemas, conflitos e tensões..Ela deve penetrar no interior de cada individuo e iluminar e julgar sua consciência e seus atos: (cf. Hb4,12-13).

Quem Fala?
A força que a leitura tem de penetrar em nossa vida não vem da leitura em si, das palavras ou da narrativa; não vem tampouco da interpretação do leitor; a força da leitura vem da Palavra de deus, do verbo de deus: Jesus Cristo ressuscitado, pois, “quando se lêem as Sagradas Escrituras na Igreja, é Cristo mesmo que fala” (SC, nº7).O leitor é, portanto um ministro, um servidor da Palavra, um porta-voz do senhor. Não fala em nome próprio, é canal de comunicação, Instrumento de ligação; ponte entre Jesus Cristo e o seu povo.
Para Cada Leitura um Tom Diferente.
É muito comum os leitores usarem o mesmo tom para todas as leituras: um tom bem característico; em geral, bastante impessoal. No entanto, as leituras tiradas da bíblia pertencem a gêneros diferentes, às vezes se trata da narração de um fato histórico, outras vezes se trata de uma poesia ou de uma norma jurídica; às vezes será uma parábola, ou um ensinamento ou uma profecia, outras vezes será um hino, ou uma oração, ou um provérbio, ou uma carta, um diário de viagem etc..Cada gênero literário deve corresponder um tom diferente, uma maneira diferente de dizer a leitura. Não se lê uma poesia como se fosse uma noticia de jornal; o tom do locutor que irradia o jogo de futebol é diferente do tom que usa o namorado para declarar seu amor à sua namorada... Ou, passando para os exemplos da bíblia: não podemos ler a Paixão de Jesus no mesmo tom que a pesca milagrosa ou o “Glória” dos anjos nos campos de Belém.
POSTURA DIANTE DA ASSEMBLÉIA.
  • Suba com tranqüilidade no momento de proclamar a leitura no Ambão.
  • Coloque-se em pé, com a cabeça erguida; as costas retas para poder respirar melhor; as mãos na ambão com o livro; onde houver microfone, veja se está ligado e se está na altura e na distancia certa.
  • Olhe para a assembléia, “reúna”, “chame” o povo com o olhar..;jogue como que uma ponte até as ultimas fileiras; estabeleça contato.Tudo isso em silencio.Não olhe com cara feia, mas deixe que seu rosto exprime um ouço os sentimentos do Senhor Jesus para com o seu povo.
  • Faça a leitura de maneira calma e pausada, com dicção clara, e observando tudo o que ficou dito acima, e não perca o contato com a assembléia.
  • No final da leitura, aguarde a resposta da assembléia e depois tranquilamente, deixe a ambão e volte a seu lugar.
E assim, com a ajuda de Deus a leitura possa se tornar para você e para todos uma Palavra de Salvação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário