segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Proposta psicopedagógica na Instituição Escolar

Proposta psicopedagógica na Instituição Escolar.

Para que o psicopedagogo possa atuar de maneira satisfatória na escola, é necessário fazer uma breve introdução do que vem a ser o sistema escolar brasileiro, já que este profissional estará trabalhando na escola e com a escola.
É importante atender a sua estrutura e organização de funcionamento, tal como o médico precisa conhecer a estrutura e o funcionamento do corpo do seu paciente para poder tratá-lo e conhecer os procedimentos corretos a fim de não matá-lo.
Portanto é preciso procurar informar-se sobre os objetivos da mesma, para que possa atuar com eficácia, o psicopedagogo irá atuar no desempenho da escola que é uma função de extrema responsabilidade, ou seja, de um articulador entre o ensino e a aprendizagem e de todos os elementos dessa instituição, provocando mudanças e ajudando no processo evolutivo individual e coletivo. 
O processo desenvolvido dentro da instituição escolar possibilita uma leitura mais próxima da realidade escolar da criança, identificando melhor o mecanismo presente no aprender com o outro e desenvolvendo dinâmicas mais próximas da situação de sala de aula; porém sabemos que há limites para este tipo de atendimento e que nem todos os casos são convenientes a ele.
O primeiro ponto se diz respeito a uma psicopedagogia que tem por objetivo estudar, compreender e intervir na aprendizagem humana; a psicopedagogia não se restringe ao estudo das dificuldades e dos distúrbios de aprendizagem, mas à aprendizagem de um modo geral, seja no seu estado normal ou patológico.
O segundo tipo de trabalho refere-se à assessoria junto ao pedagogo, orientador e professores, tem como objetivo trabalhar as questões pertinentes com relações vinculares professor-aluno e redefinir os procedimentos pedagógicos, integrando o afetivo e cognitivo através da aprendizagem dos conceitos, nas diferentes áreas do conhecimento.
O psicopedagogo institucional surge então para atender as duas questões importantes:
a) porque na maioria das vezes notou-se que grande parte das crianças encaminhadas pela escola para um tratamento clínico não apresentava problemas cognitivos, mas sim defasagem de conteúdo que se perdeu nas séries iniciais;
 b) devido ao pedido de “socorro” da própria escola que não estava conseguindo acompanhar a evolução das modernas teorias da educação.

A psicopedagogia se preocupa com o problema de aprendizagem, ela, antes de tudo ocupa-se do processo de aprendizagem, ou seja, as características da aprendizagem humana:
·        Como nós aprendemos;
·        Como a aprendizagem varia evolutivamente;
·        Como se produzem suas alterações;
·        Como reconhecê-las, tratá-las, e preveni-las.
Portanto na atuação do psicopedagogo institucional devem estar inclusos também a aprendizagem e o ensino do professor e de todos os elementos que compões a escola.
A psicopedagogia institucional, busca a melhoria das relações com a aprendizagem, não só do ponto de vista didático-metodológico, como também a melhoria da qualidade dos profissionais da educação, e a melhoria da qualidade na construção da aprendizagem do aluno.
A grande preocupação da psicopedagogia está não só no compromisso com a escola e com seus elementos, no caso específico o professor e o aluno, mas também conscientiza-los que eles não estão sozinhos neste processo, pois, a família e a comunidade também interferem e são interferidos pela aprendizagem estando também incluídos aqueles que decidem sobre as necessidades e prioridades da escola.
O psicopedagogo estaria observando o tipo de vínculo formado entre professor e aluno, entre o ensino e a aprendizagem, o vínculo entre o aluno e o saber e o que isso representa para ele; ele estaria também observando os vínculos formados entre professor e o seu saber, ou seja, como ele professor formou seu conhecimento para atuar na melhoria da qualidade do ensino e desse profissional.
Muitas das dificuldades de aprendizagem se devem à inadequada metodologia utilizada na escola e aos problemas familiares; cabe ao psicopedagogo, numa atuação preventiva adequar professor e método, além de observar como o saber circula na família.
Nesta ação preventiva na escola, o psicopedagogo deve adotar uma postura crítica diante do fracasso escolar, visando propor novas alternativas de ação voltadas para a transformação do professor no que se refere à sua prática pedagógica, bem como de todos os elementos que atuam e trabalham na área educacional.
O trabalho psicopedagógico deve ser pensado a partir da instituição escolar, a qual cumpre uma importante função social; a de socializar os conhecimentos disponíveis, promovendo o desenvolvimento cognitivo e a construção de regras de conduta, dentro de um projeto social mais amplo, visto que a escola é responsável por grande parte da aprendizagem do ser humano.
A escola participa desse processo de aprendizagem que inclui o sujeito no seu mundo sociocultural, ela é ,com efeito, a grande preocupação da psicopedagogia em seu compromisso de ação preventiva, cada sujeito tem uma história pessoal, da qual fazem parte várias histórias: a família, a escola e outras etc..
A psicopedagogia no âmbito da sua atuação preventiva preocupa-se especialmente com a escola, dedicando-se a áreas relacionadas ao planejamento educacional e assessoramento pedagógico, colaborando com os planos educacionais e saúde no âmbito das organizações, atuando numa modalidade cujo caráter é clinico, ou seja, realizando diagnóstico institucional e propostas operacionais pertinentes.
A finalização sobre o trabalho psicopedagógico na escola muito se tem a fazer, grande parte da aprendizagem ocorre dentro da instituição escolar, na relação com o professor, com o conteúdo e com o grupo social escolar enquanto um todo.

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