segunda-feira, 1 de novembro de 2010

FAMÍLIA

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA
Podemos dizer que a palavra participação de tão utilizada corre o risco de ter seu verdadeiro sentido esvaziado, antes mesmo de contribuir para seu objetivo fundamental que é a compreensão e o entendimento no relacionamento das duas instituições.
A meu ver participação é conquista, porque com o tempo as pessoas vão adquirindo esta idéia participativa de uma construção de organização.
Segundo Pedro Demo (1993, p.18): “Participação é em essência autopromoção e existe enquanto conquista processual; não existe participação suficiente, nem acabada, participação que se imagina completa, nisto mesmo começa a regredir”.
A participação é uma necessidade humana e constitui um direito das pessoas, sabemos que muitas são as pessoas principalmente aquelas que fazem parte das instituições escolares, buscam contribuir para a conquista da cidadania entre seus alunos e a comunidade.
A participação é algo que se aprende e se aperfeiçoa, porque ninguém nasce sabendo participar, para tanto se faz necessário que os educadores possam resgatar a verdadeira função social da educação, que é: de possibilitar a construção de homens críticos, incentivarem a família e a escola o seu verdadeiro papéis, partindo de conhecimentos, concretos e verdadeiros.
Essa participação da família na escola que tanto os educadores falam no geral, não deveriam ficar, nos discursos, seria preciso que este mesmo discurso se fizesse numa prática presente na escola; Este discurso está só presente no projeto político pedagógico da escola, onde suas ações são desenvolvidas durante o ano, apresentam um grande conhecimento sobre a importância da participação da família, o que não é comprovado na prática com os pais e professores.
Percebe-se que todo projeto precisaria ser construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, em todos os momentos, e em todas as etapas.
É com uma construção e realização de um projeto político pedagógico da escola, que podemos como educadores aproximar o discurso do que queremos com a realidade, à prática vivenciada.
É preciso que se crie dentro do projeto da escola, uma ação dos pais que possa fazer com que eles, tenham acesso direto na escola, esta sugestão seria a criação de uma escola com a participação de pais.
Esta escola de pais tem o objetivo de facilitar o acesso dos pais em assuntos relacionados à educação de um modo geral, teria que tratar de assuntos que dizem respeito à educação da criança, buscando uma melhor comunicação e um melhor relacionamento futuro.
A organização dessa escola de pais teria que seguir algumas etapas como:
1- Reunir os pais para falar a respeito do projeto: O que é, como acontecerá, e quais são seus objetivos.
2- Identificar ou relacionar os pais que irão participar
3- Definir o número de reunião se serão quinzenal ou mensal.
4- Ter um horário mais apropriado para todos.
5- Escolher junto com os pais, os possíveis assuntos a serem tratados nos encontros.
6- Elaborar uma programação com data, local, assunto e os palestrantes com os horários determinados.
7- Se incubir da divulgação do material como: cartazes, cartas, convites, comunicações; todas essas divulgações seriam espalhadas pela comunidade em que faz parte a escola.
8- Organizar com antecedência todo o material utilizado na exposição do assunto.
Este assunto pode trazer uma participação mais ativa dos pais na escola, possibilitando os outros profissionais da educação, oportunidades de ampliar suas reflexões sobre a importância da participação da família no processo educativo.

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