quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Didática



Didática
A palavra didática : vem da expressão grega, que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem.
O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da didática moderna, e um dos maiores educadores do século XVII.
Didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo de ensinar métodos e técnicas que possibilitam a aprendizagem do aluno por parte do professor ou instrutor.
Os elementos da ação didática são:
·                     professor
·                     aluno
·                     disciplina (matéria ou conteúdo)
·                     contexto da aprendizagem
·                     as estratégias metodológicas

Entre os anos 20 e 50
Nesse período, a didática praticada era a da Escola Nova, que buscou superar os postulados da escola tradicional, trazendo assim uma reforma interna no ensino.
O movimento da escola nova defendia a necessidade de partir dos interesses das crianças, abandonando a visão delas como "adultos em miniatura" e passando a considerá-las capazes de se adaptar a cada fase de seu desenvolvimento.
Foi a fase do "aprender fazendo", momento em que os jogos educativos passaram a ter um papel importante no dia-a-dia das escolas. Entre seus principais defensores encontram-se Anisio TeixeiraFernando de AzevedoLourenço FilhoCecília Meireles.  
Entre os anos 60 e 80
Nesse período, a didática assumiu o enfoque teórico numa dimensão denominada tecnicista, e deixou o enfoque humanista centrado no processo interpessoal, para uma dimensão técnica do processo ensino-aprendizagem.
era industrial fez-se presente na escola, e a didática era vista como uma estratégia objetiva, racional e neutra do processo. O referencial principal do ensino era a fábrica, e sobre ela se construiram as práticas educativas e as conceitualizações referentes à educação.
Dos anos 90 até a atualidade
A didática tornou-se um instrumento para a cooperação para que realmente ocorresse a evolução dos processos de aprendizagem. O comprometimento, o esforço e o exercício de suas técnicas em ambos os lados, para que o conhecimento realmente seja transmitido do professor para o aluno.
Didática significa simplesmente ensinar, explicar e instruir ao aluno com técnicas de explicação para melhor formação do mesmo nos âmbitos de estudos ao que se há proposto.
Didática é uma disciplina pedagógica concentrada no estudo dos processos de ensino e aprendizagem, que busca a formação e o desenvolvimento instrutivo e formativo dos estudantes.
O que procura a didática é reflexão e a análise do processo de ensino e aprendizagem e da docência como um todo. Conjuntamente com a pedagogia, a didática busca a explicação e a melhoria permanente da educação e dos fatos educativos. Ambos pretendem analisar e conhecer melhor a realidade educativa na que se concentra como disciplina, esta trata de intervir sobre a realidade que se estuda.
Como componentes didáticos atuantes podemos dar como exemplo primeiro, a que o professor, o aluno, o contexto de aprendizagem e o currículo, que é um sistema de processos de ensino e aprendizagem e possui quatro elementos básicos que são: Objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação.
A didática, como conceito se pode entender como técnica pura ou ciência aplicada e como teoria básica da instrução, da educação e da formação, podendo-se reduzir o conceito simplesmente "a cerca de que", "para que" e "como realizar o ensinamento".
Temos que nos questionar qual é a nossa tarefa social na escola, colaborando na formação do nosso aluno na sua totalidade, possibilitando então uma transformação da realidade, pois ensinar é ter consciência de quem queremos formar e qual a finalidade desta formação na vida do nosso aluno, indivíduo este que faz parte da história, que passa por constantes mudanças.
A Didática é a arte de ensinar, e no trabalho do professor ela é significativa e importante, pois norteia os caminhos a serem seguidos e trilhados, mostrando então o homem que deve ser formado na atualidade. Mas para que isso ocorra, à mesma deve propor mudanças no modo de pensar e agir no ambiente educativo e ter presente a necessidade de democratização das relações. Pois é evidente que o ensino, por si só, não é condição suficiente para a formação de pessoas críticas e nem autônomas.
A didática é a arte de ensinar e os educadores são os artistas nessa construção do saber. Como qualquer arte pode ser modificada pelo artista, cabe a nós articular o conteúdo de ensino e a prática social, pensando na construção do homem que faz parte da história, um ser humano crítico, autônomo e criativo.
A Didática é a mola mestra da Pedagogia, mas na compreensão deste homem, precisamos ter conhecimento da Filosofia da Educação, da Psicologia da Aprendizagem e da Sociologia.

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