Didática
A palavra didática : vem da expressão grega,
que se pode traduzir como arte ou técnica de
ensinar. A didática é
a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino,
destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os
diferentes processos de ensino e aprendizagem.
O educador Jan Amos Komenský,
mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da didática moderna, e um
dos maiores educadores do século XVII.
Didática é um ramo da ciência
pedagógica que tem como objetivo de ensinar métodos e técnicas que possibilitam
a aprendizagem do aluno por parte do professor ou instrutor.
Os elementos da ação didática
são:
·
o professor
·
o aluno
·
a disciplina (matéria
ou conteúdo)
·
o contexto da
aprendizagem
Nesse período, a didática
praticada era a da Escola Nova, que buscou superar os postulados
da escola tradicional,
trazendo assim uma reforma interna no ensino.
O movimento da escola nova
defendia a necessidade de partir dos interesses das crianças, abandonando a
visão delas como "adultos em miniatura" e passando a considerá-las
capazes de se adaptar a cada fase de seu desenvolvimento.
Foi a fase do "aprender
fazendo", momento em que os jogos educativos passaram
a ter um papel importante no dia-a-dia das escolas. Entre seus principais
defensores encontram-se Anisio
Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço
Filho, Cecília Meireles.
Nesse período, a didática assumiu
o enfoque teórico numa dimensão denominada tecnicista,
e deixou o enfoque humanista centrado no processo interpessoal, para uma
dimensão técnica do processo ensino-aprendizagem.
A era
industrial fez-se presente na escola, e a didática era vista
como uma estratégia objetiva, racional e neutra do processo. O referencial
principal do ensino era a fábrica, e sobre ela se construiram as práticas
educativas e as conceitualizações referentes à educação.
Dos anos 90 até
a atualidade
A didática tornou-se um
instrumento para a cooperação para que realmente ocorresse a evolução dos
processos de aprendizagem. O comprometimento, o esforço e o exercício de suas
técnicas em ambos os lados, para que o conhecimento realmente seja transmitido
do professor para o aluno.
Didática significa
simplesmente ensinar, explicar e instruir ao aluno com técnicas de explicação
para melhor formação do mesmo nos âmbitos de estudos ao que se há proposto.
Didática é uma
disciplina pedagógica concentrada no estudo dos processos de ensino e
aprendizagem, que busca a formação e o desenvolvimento instrutivo e formativo
dos estudantes.
O que procura a
didática é reflexão e a análise do processo de ensino e aprendizagem e da
docência como um todo. Conjuntamente com a pedagogia, a didática busca a
explicação e a melhoria permanente da educação e dos fatos educativos. Ambos
pretendem analisar e conhecer melhor a realidade educativa na que se concentra
como disciplina, esta trata de intervir sobre a realidade que se estuda.
Como componentes
didáticos atuantes podemos dar como exemplo primeiro, a que o professor, o
aluno, o contexto de aprendizagem e o currículo, que é um sistema de processos
de ensino e aprendizagem e possui quatro elementos básicos que são: Objetivos,
conteúdos, metodologia e avaliação.
A didática, como
conceito se pode entender como técnica pura ou ciência aplicada e como teoria
básica da instrução, da educação e da formação, podendo-se reduzir o conceito
simplesmente "a cerca de que", "para que" e "como
realizar o ensinamento".
Temos que nos
questionar qual é a nossa tarefa social na escola, colaborando na formação do
nosso aluno na sua totalidade, possibilitando então uma transformação da
realidade, pois ensinar é ter consciência de quem queremos formar e qual a
finalidade desta formação na vida do nosso aluno, indivíduo este que faz parte
da história, que passa por constantes mudanças.
A Didática é a arte
de ensinar, e no trabalho do professor ela é significativa e importante, pois
norteia os caminhos a serem seguidos e trilhados, mostrando então o homem que
deve ser formado na atualidade. Mas para que isso ocorra, à mesma deve propor
mudanças no modo de pensar e agir no ambiente educativo e ter presente a
necessidade de democratização das relações. Pois é evidente que o ensino, por
si só, não é condição suficiente para a formação de pessoas críticas e nem
autônomas.
A didática é a arte de ensinar e os
educadores são os artistas nessa construção do saber. Como qualquer arte pode
ser modificada pelo artista, cabe a nós articular o conteúdo de ensino e a
prática social, pensando na construção do homem que faz parte da história, um
ser humano crítico, autônomo e criativo.
A Didática é a mola mestra da Pedagogia,
mas na compreensão deste homem, precisamos ter conhecimento da Filosofia da
Educação, da Psicologia da Aprendizagem e da Sociologia.
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