PROPOSTA PARA UM REFORÇO ESCOLAR SOB AVALIAÇÃO DE NÍVEL
PEDAGÓGICO.
Significado da avaliação pedagógica
A avaliação
pedagógica não se limita ao conteúdo escolar; como qualquer um dos outros
momentos do diagnóstico, a conduta do paciente deve ser vista como uma
expressão global em que está pondo em foco o nível-pedagógico, mas estarão
juntos o seu funcionamento cognitivo e suas emoções ligadas ao significado dos
conteúdos e ações.
É necessário
que se pesquise o que o paciente aprendeu, como articula os diferentes
conteúdos entre si, como faz uso desses conhecimentos nas diferentes situações
escolares e sociais, como os usa no processo de assimilação de novos
conhecimentos.
É importante
também definir o nível pedagógico para se verificar a adequação à série que
cursa; algumas vezes a defasagem entre o nível pedagógico e as exigências
escolares atuais pode agravar dificuldades do paciente anteriores à escola, e
outras vezes criar situações que podem vir a formar dificuldades de aprendizagem
ou produção escolar.
A maioria das
queixas escolares especifica está focada na leitura, escrita e matemática, em
diferentes graus e séries.
Para se ter um
bom reforço escolar é preciso fazer uma análise do material escolar implicando
verificar a metodologia utilizada em sala de aula, ou seja, a qualidade
didática; por ex: no que se refere ao erro, observa-se o tipo de erro ou acerto
do paciente, o modo como esse é encarado pelo professor, se é assinalado,
revisto e trabalhado na construção do conhecimento.
Avaliação do
nível pedagógico:
a)
Na alfabetização: Quando a queixa escolar sobre a
dificuldade de aprendizagem ou produção escolar diz respeito a crianças em
processo de alfabetização, a questão exige uma reflexão sobre aspectos teóricos
do assunto. A alfabetização não é mais vista como a transmissão de um
conhecimento pronto que, para recebê-lo a criança teria que ter desenvolvido
habilidades, possuir pré-requisitos, enfim, apresentar uma “prontidão”. A
alfabetização é resultante da interação entre a criança, sujeito construtor do
conhecimento, e a língua escrita. O desrespeito ao ritmo de construção da
criança no ler e escrever pode criar uma dificuldade que se avoluma como “bola
de neve”, podendo chegar a estancar o seu processo de verdadeira alfabetização.
b)
Na leitura: Para avaliar o desenvolvimento da leitura
em outros níveis, é interessantes o uso de material com significado completo. É
necessário que haja uma possibilidade de escolha conforme a idade, a
escolaridade do aluno e suas reais possibilidades em relação á extensão do
material. Não desejável que o aluno leia um pedaço de um texto e sim o texto
completo, para não esfacelar todo o texto, perdendo assim, o seu significado,
fazendo-se apenas uma avaliação mecânica. É preciso resgatar desde o
diagnóstico, o hábito de ler, criando-se a idéia de atividade prazerosa.
No final da
leitura verifica-se se ele apreendeu o sentido global do texto, se é capaz de
sintetizá-lo; por ex: Pedir ao aluno a dizer em uma frase apenas de que trata a
história.
Ao fazer uma
leitura silenciosa e sua interpretação, é necessário que verifique a leitura
oral de parte do mesmo texto, pedindo-lhe que leia em voz alta trecho de que
mais gostou; nesse momento é importante avaliar a entonação, pontuação, junção,
omissão, deslocamento de letras, silabas, palavras e frases.
Na leitura em
voz alta pode-se observar: a fala de modo mais formalizado e se refletir sobre
a necessidade ou não de exame complementar fonoaudiológico quando se percebe
algo irregular durante a conversa.
c)
Na Escrita: Avalia-se na escrita o vínculo do aluno com
a mesma escrita, o processo de escrever, o produto final em diferentes
aspectos, o significado da escrita e suas fraturas. Durante a execução da
leitura e da escrita, observa-se à postura corporal, o sentar, as tensões e
relaxamento, o modo de segurar o lápis e o livro, o modo de se aproximar do
material, a concentração da atenção, e o prazer de ler e escrever.
d)
Na Matemática: Quando a queixa é de dificuldade geral
na aprendizagem, ou especifica na matemática, há necessidade de se avaliar com
mais detalhes essa área especifica. Alguns aspectos se destacam: o raciocínio
matemático, o cálculo, a leitura de problemas e questões.
Nesta avaliação
pedagógica, faz-se necessário levar em consideração o que a escola em questão
pretende, seus valores, que tipo de aluno pretende formar, sua metodologia de
ensino, sua cobrança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário