1- Tema: Alfabetização e Educação ao Longo da
Vida.
2- Delimitação do tema:
Investigar formas de construções que iram ser desenvolvidas, a partir
das reflexões pratica de alfabetização que sugere uma série de competências,
como o processo de alfabetização que deverá desenvolver nos alunos.
3-Justificativa
Este projeto
quer mostrar que mais importante do que a idade é a vontade do aluno de se
alfabetizar; estar se alfabetizando é um fato que cria expectativas.
Por isso, é
necessário que o professor antes de iniciar o seu trabalho converse com seus
alunos para saber de suas expectativas com relação ao trabalho escolar de
alfabetização que terão pela frente.
O objetivo
deste projeto é conversar a respeito do que significa aprender a ler e a
escrever, o que se faz com esses conhecimentos, em que sentido a vida das
pessoas se modifica depois que aprendem a ler e a escrever, e quais as
previsões de uso desses conhecimentos pelo resto de sua vida fora da escola.
Neste trabalho procurarei demonstrar a importância de incentivar
crianças, jovens e adultos para participar mais de tudo o que acontece na alfabetização.
Partindo desse principio irei obter um desenvolvimento educacional mais
eficaz, e a escola por sua vez teria condições de conhecer melhor o aluno,
mostrando aos pais o trabalho que é desenvolvido no processo alfabetização da
criança, jovens e adultos.
Este processo de alfabetização é importante, porque ela traz um enfoque
principal do papel do individuo na escola, não esquecendo que a alfabetização
só tem sentido se houver a participação da família; e através deste contato com
a família possibilita à escola o conhecimento do conceito que os pais têm de
seus filhos.
4-Objetivo Geral
·
Construir uma linguagem que exerça na
alfabetização uma importância fundamental
de quem ensina, e de quem aprende.
·
Identificar o
canal de comunicação entre professor e o aluno.
·
Destacar a ação de um diálogo que possa viabilizar
as relações tanto da família como de quem aprende.
5-Objetivo Específico.
·
Estimular o individuo a continuar aprendendo
sobre o processo de alfabetização de jovens e adultos.
·
Possibilitar uma construção de relacionamento
entre o professor e o aluno.
·
Identificar a dificuldade do individuo no
processo de alfabetização da leitura e da escrita.
·
Apresentar atividades que ensine o aluno à
importância à decifração da escrita.
6-Formulação do Problema:
a) Por que não
há maior envolvimento entre as ações do professor e da família, para que o
processo de alfabetização possa obter um resultado satisfatório para a sua
aprendizagem?
b) O que esta pesquisa pode trazer para que o
professor e o aluno para que possam juntos desenvolver uma metodologia que
busque o entendimento desse processo de ensino-aprendizagem?
7-Formulação de
Hipótese.
a) A
intervenção do educador é essencial na facilitação do diálogo entre o individuo
e a alfabetização em decorrência dos meios pedagógicos utilizados na aprendizagem.
8-Fundamentação
Teórica.
Este trabalho
está fundamentado em algumas teorias como:
Celestin
Freinet, que se expressou veemência a necessidade de, prestar atenção no aluno
enquanto sujeito da aprendizagem; qualquer conhecimento que ele adquirir será
construído por ele, por meio de seu trabalho, a partir de seu interesse e
envolvimento pessoal. Começando com sua vida, sua experiência, seu
conhecimento, sua habilidade que já possui e que tem feito seu caminho até
aqui.
Paulo Freire, desde
o inicio, dizia que a alfabetização de um adulto não tem a natureza da
alfabetização de uma criança, embora muitos educadores antes dele tenham
percebido isso, ele foi o primeiro a criar um método especifico para
alfabetizar adultos.
Segundo ele, a
técnica consiste em fazer a alfabetização decorrer de um processo de
substituição de elementos reais por elementos simbólicos sendo que em primeiro
lugar, figuras (cartazes), depois verbalização (conversa, dialogam sobre os
elementos visuais e figurativos); e em seguida sinais escritos padronizados (a
escritas).
Emilia
Ferreiro, a questão não está em saber em que idade se deve começar a ensinar ou
a aprender a ler, nem com que métodos se pode ensinar melhor ou aprender mais
rápido; a essência do problema estar em desvendar a natureza da relação entre
uma dada realidade que se conhece e sua representação (escrita).
Segundo Emilia
Ferreiro, não se trata, pois de método de memorização de sinais gráficos e seu
uso, mas de um problema conceitual; em que aprender a ler e a escrever é
reconstruir a escrita refazendo, na própria mente o processo de representação.
A partir deste
estudo procurei pesquisar outros autores para estabelecer mais a compreensão do
assunto pesquisado.
9-Metodologia
Este trabalho
será através de entrevista, contando com a participação do professor e também
com a presença dos pais, para que aponte as questões próprias da família e da
escola, necessitando conhecer as falas de alguns professores e seus pontos de
vista em relação ao tema proposto.
Para o desenvolvimento
deste trabalho procurei optar pela pesquisa bibliográfica porque ela me permite
maior referencial teórico apropriado para uma presente investigação.
A opção de uma
metodologia depende de vários fatores, entre eles podemos destacar: a formação
do educador, o perfil dos alunos, o local onde ocorrerá a ação, as condições
físicas e materiais, mas principalmente a proposta pedagógica e os seus
objetivos, isto é, o projeto pedagógico estabelecido para a alfabetização.
10)
Considerações Finais.
Na função preventiva sobre alfabetização, cabe
ao educador detectar possíveis perturbações no processo de aprendizagem;
participando das dinâmicas nas relações de cada individuo no processo
educativo, a fim de favorecer o processo de interação e troca em relação ao
desenvolvimento da educação de jovens e adultos.
Em nível de
educação pode-se promover um processo de orientação metodológicas de acordo com
as características de cada individuo, podendo também realizar um processo de
orientação educacional, vocacional e ocupacional, tanto na forma individual
quanto em grupo.
11) REFERENCIAS:
FERREIRO,
Emilia. Reflexões sobre Alfabetização:
tradução Horácio gonzáles - São Paulo: Editora Cortez, 2001. (Coleção Questões
da nossa Época; v.14).
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três
artigos que se completam. - São Paulo:Editora Cortez, 1987.(Coleção polêmicas
do nosso tempo, nº4).
CAGLIARI, Luiz
Carlo. Alfabetizando sem o
Bá-Bé-Bí-Bó-Bú – São Paulo: Editora Scipione, 1998. (Pensamento e Ação no
Magistério).
RAPOSO, Mariana.
(Org.) SESI-Departamento Nacional Guia para a Ação Alfabetizadora: Serviço
Social da Indústria-Brasília: SESI, 2003.
Departamento
Nacional Série SESI em Educação do Trabalhador/ Serviço Social de Indústria.
Brasília: SESI/DN, 2002. (Serie em Educação do Trabalhador: Conteúdo nº. 9:
Freinet, Paulo Freire e Emilia Ferreiro.).
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