sábado, 4 de janeiro de 2014

Projeto Pedagógico para uma Ação Alfabetizadora.


1- Tema: Alfabetização e Educação ao Longo da Vida.

2- Delimitação do tema:
            Investigar formas de construções que iram ser desenvolvidas, a partir das reflexões pratica de alfabetização que sugere uma série de competências, como o processo de alfabetização que deverá desenvolver nos alunos.  

3-Justificativa
Este projeto quer mostrar que mais importante do que a idade é a vontade do aluno de se alfabetizar; estar se alfabetizando é um fato que cria expectativas.
Por isso, é necessário que o professor antes de iniciar o seu trabalho converse com seus alunos para saber de suas expectativas com relação ao trabalho escolar de alfabetização que terão pela frente.
O objetivo deste projeto é conversar a respeito do que significa aprender a ler e a escrever, o que se faz com esses conhecimentos, em que sentido a vida das pessoas se modifica depois que aprendem a ler e a escrever, e quais as previsões de uso desses conhecimentos pelo resto de sua vida fora da escola.
Neste trabalho procurarei demonstrar a importância de incentivar crianças, jovens e adultos para participar mais de tudo o que acontece na alfabetização.
Partindo desse principio irei obter um desenvolvimento educacional mais eficaz, e a escola por sua vez teria condições de conhecer melhor o aluno, mostrando aos pais o trabalho que é desenvolvido no processo alfabetização da criança, jovens e adultos.
Este processo de alfabetização é importante, porque ela traz um enfoque principal do papel do individuo na escola, não esquecendo que a alfabetização só tem sentido se houver a participação da família; e através deste contato com a família possibilita à escola o conhecimento do conceito que os pais têm de seus filhos.

      4-Objetivo Geral

·                  Construir uma linguagem que exerça na alfabetização uma importância fundamental      de quem ensina, e de quem aprende.

·                  Identificar o canal de comunicação entre professor e o aluno.

·                  Destacar a ação de um diálogo que possa viabilizar as relações tanto da família como de quem aprende.
     
       5-Objetivo Específico.
·                  Estimular o individuo a continuar aprendendo sobre o processo de alfabetização de jovens e adultos.
·                  Possibilitar uma construção de relacionamento entre o professor e o aluno.
·                  Identificar a dificuldade do individuo no processo de alfabetização da leitura e da escrita.
·                  Apresentar atividades que ensine o aluno à importância à decifração da escrita.

                    6-Formulação do Problema:

a) Por que não há maior envolvimento entre as ações do professor e da família, para que o processo de alfabetização possa obter um resultado satisfatório para a sua aprendizagem?
 b) O que esta pesquisa pode trazer para que o professor e o aluno para que possam juntos desenvolver uma metodologia que busque o entendimento desse processo de ensino-aprendizagem?
7-Formulação de Hipótese.
a) A intervenção do educador é essencial na facilitação do diálogo entre o individuo e a alfabetização em decorrência dos meios pedagógicos utilizados na aprendizagem. 

8-Fundamentação Teórica.
Este trabalho está fundamentado em algumas teorias como:
Celestin Freinet, que se expressou veemência a necessidade de, prestar atenção no aluno enquanto sujeito da aprendizagem; qualquer conhecimento que ele adquirir será construído por ele, por meio de seu trabalho, a partir de seu interesse e envolvimento pessoal. Começando com sua vida, sua experiência, seu conhecimento, sua habilidade que já possui e que tem feito seu caminho até aqui.
Paulo Freire, desde o inicio, dizia que a alfabetização de um adulto não tem a natureza da alfabetização de uma criança, embora muitos educadores antes dele tenham percebido isso, ele foi o primeiro a criar um método especifico para alfabetizar adultos.
Segundo ele, a técnica consiste em fazer a alfabetização decorrer de um processo de substituição de elementos reais por elementos simbólicos sendo que em primeiro lugar, figuras (cartazes), depois verbalização (conversa, dialogam sobre os elementos visuais e figurativos); e em seguida sinais escritos padronizados (a escritas).
Emilia Ferreiro, a questão não está em saber em que idade se deve começar a ensinar ou a aprender a ler, nem com que métodos se pode ensinar melhor ou aprender mais rápido; a essência do problema estar em desvendar a natureza da relação entre uma dada realidade que se conhece e sua representação (escrita).
Segundo Emilia Ferreiro, não se trata, pois de método de memorização de sinais gráficos e seu uso, mas de um problema conceitual; em que aprender a ler e a escrever é reconstruir a escrita refazendo, na própria mente o processo de representação.
A partir deste estudo procurei pesquisar outros autores para estabelecer mais a compreensão do assunto pesquisado.
  
9-Metodologia
Este trabalho será através de entrevista, contando com a participação do professor e também com a presença dos pais, para que aponte as questões próprias da família e da escola, necessitando conhecer as falas de alguns professores e seus pontos de vista em relação ao tema proposto.
Para o desenvolvimento deste trabalho procurei optar pela pesquisa bibliográfica porque ela me permite maior referencial teórico apropriado para uma presente investigação.
A opção de uma metodologia depende de vários fatores, entre eles podemos destacar: a formação do educador, o perfil dos alunos, o local onde ocorrerá a ação, as condições físicas e materiais, mas principalmente a proposta pedagógica e os seus objetivos, isto é, o projeto pedagógico estabelecido para a alfabetização.

10) Considerações Finais.
 Na função preventiva sobre alfabetização, cabe ao educador detectar possíveis perturbações no processo de aprendizagem; participando das dinâmicas nas relações de cada individuo no processo educativo, a fim de favorecer o processo de interação e troca em relação ao desenvolvimento da educação de jovens e adultos.
Em nível de educação pode-se promover um processo de orientação metodológicas de acordo com as características de cada individuo, podendo também realizar um processo de orientação educacional, vocacional e ocupacional, tanto na forma individual quanto em grupo. 

11) REFERENCIAS:

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre Alfabetização: tradução Horácio gonzáles - São Paulo: Editora Cortez, 2001. (Coleção Questões da nossa Época; v.14).
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. - São Paulo:Editora Cortez, 1987.(Coleção polêmicas do nosso tempo, nº4).
CAGLIARI, Luiz Carlo. Alfabetizando sem o Bá-Bé-Bí-Bó-Bú – São Paulo: Editora Scipione, 1998. (Pensamento e Ação no Magistério).
RAPOSO, Mariana. (Org.) SESI-Departamento Nacional Guia para a Ação Alfabetizadora: Serviço Social da Indústria-Brasília: SESI, 2003.
Departamento Nacional Série SESI em Educação do Trabalhador/ Serviço Social de Indústria. Brasília: SESI/DN, 2002. (Serie em Educação do Trabalhador: Conteúdo nº. 9: Freinet, Paulo Freire e Emilia Ferreiro.).













                                

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