terça-feira, 6 de junho de 2017

PROJETO IDOSO LEGAL.



PROJETO IDOSO LEGAL.


RESUMO DO PROJETO
 Este projeto foi idealizado e realizado por profissionais capacitados e experiente, e tem como finalidade estimular a participação ativa e dinâmica da comunidade, buscando minimizar o estigma a que sempre estão submetidos e a valorizar as potencialidades de cada participante.
 Para a realização do projeto busca-se um trabalho interdisciplinar (Psicologia, Medicina Clínica, Educação Física, Fisioterapia etc..), onde cada segmento contribui para o enriquecimento e a valorização dessa iniciativa, com aplicação dos conhecimentos específicos de cada área. Embora a longevidade (processo inevitável e irreversível) constitua uma notável conquista da ciência, todas as pessoas sensatas são unânimes em afirmar que mais importante do que ter a existência prolongada é envelhecer com dignidade e qualidade de vida. Como parte do trabalho, o projeto, pretende realizar atividades físicas adaptadas bem como atividades artísticas e recreativas.

 INTRODUÇÃO
 O tempo é um fator decisivo na transformação da realidade, da sociedade e do próprio homem. A velhice surge, atualmente, como uma vitória sobre o tempo – tempo que se transforma em longevidade.   Entre a população de mais idade, observa-se uma crescente demanda por educação (entendida aqui como qualquer atividades que possa enriquecer ou promover maior qualidade de vida), justamente por parte dos segmentos que envelheceram a margem e ainda vêem nela um instrumento para ascensão social e de promoção de conhecimento.  O projeto vai atender, semanalmente, todas as pessoas idosas, com mais de 50 anos  em diferentes localidades na comunidade. As atividades acontecem três vezes por semana com duração de 60 min. cada sessão.Uma equipe multidisciplinar composta por vários segmentos, tentam amenizar os problemas de saúde física e emocional mais comuns na velhice, pois a saúde é uma situação de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Na velhice, de forma geral, as atividades físicas, realizadas regularmente, não somente favorecem a capacidade de resistência e flexibilidade, mas também facilitam a velocidade psicomotora, a coordenação, o desempenho neuropsicológico, o controle postural, além de proporcionar a socialização e a sensação de bem-estar. Busca-se neste projeto, através de diferentes modalidades físicas e recreativas, proporcionar momentos de descontração, interação entre grupos, desinibição, socialização entre pares. As atividades tendem ser interessantes, desafiantes e levam a novas descobertas. Através desses exercícios os idosos passam a apresentar atitudes positivas perante a vida, e a ter mais confiança, maior auto-estima e uma vida mais saudável, com uma sensação de bem-estar pelos benefícios proporcionados pelas experiências corporais.

 JUSTIFICATIVA
Quando se trata de prestação de serviços à comunidade, é possível se pensar em propostas imediatas e de aplicação em curto prazo capaz de trazer benefícios concretos à categoria social representada pelos idosos em diferentes aspectos de suas vidas. Por esse intermédio pode-se levar os indivíduos a conhecerem melhor sua própria condição, tanto nos aspectos de saúde física e mental, situação sócio-econômica, cultural, de lazer, etc, assim como lhes abrir perspectivas de organização política com vistas à defesa de direitos já conquistados e de lutas para obtenção de outros. Na perspectiva de um envelhecimento bem-sucedido, não há como negar os benefícios da prática regular e moderada da atividade física, pois ações ligadas à adoção de ritmo de vida mais ativo, diretamente relacionado à exercícios corporais favorecem, em última análise, melhoria da autonomia, da saúde física e psicológica, do bem-estar geral do idoso, auxiliando, na maioria das vezes a reconhecer-se como Ser singular. Por acreditar que a atividade física e o movimento espontâneo são realidades indissociáveis e que se realizam harmoniosamente, é que se propõe o desenvolvimento desse projeto, no qual os idosos possam realizar a mais pura expressão da vida. Para tal, busca-se através da recreação e das atividades físicas, reeducar a população para a valorização do seu desempenho e de suas potencialidades em todos os segmentos: psíquico, social, político e econômico. Estas atividades favoreçam a descontração e propicia a todos, momentos de liberação, de cooperação, de interação, de criatividade e de aquisição de conhecimentos, contribuindo em muito para a vida em grupo. Enfim, podemos acreditar que o requisito fundamental para uma boa velhice é a preservação do potencial para o desenvolvimento do indivíduo e, que este pode ser estimulado e aprimorado dentro dos limites de plasticidade individual permitida pela idade.
OBJETIVO GERAL      
·         Proporcionar atividades físicas em diferentes modalidades, com abordagem recreativa, bem como palestras e estudos de cunho informativo para a comunidade da região, estando na faixa etária acima de 50 anos, visando a melhora da qualidade de vida, o bem estar físico, social e emocional dos indivíduos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.      Minimizar os efeitos negativos que a velhice causa no idoso (desvalorização física, econômica e social).
2.      Promover momentos de descontração, de interação entre grupos, de desinibição, de socialização entre pares, de movimentos expressivos realizados de forma prazerosa, com atividades interessantes, desafiantes e que levam a novas descobertas.
3.      Propor atividades físicas adaptadas às reais necessidades dos idosos, favorecendo desta forma, a melhora da auto estima, do equilíbrio da destreza motora, levando-os a ter mais confiança nas suas potencialidades.
4.      Promover discussões entre profissionais e a comunidade  a respeito das necessidades do idoso e da população em geral, da prática de atividades físicas regularmente orientadas.

ATIVIDADES PROPOSTAS:

     Há uma grande flexibilidade na escolha das atividades a serem desenvolvidas. O tipo de exercício prescrito deve encontrar aceitação e satisfação da pessoa ao praticá-lo, de forma a evitar um futuro abandono e a perda dos benefícios adquiridos por este.
·         Caminhada -O melhor exercício aeróbico para idosos, sem dúvida é a caminhada, por não implicar em riscos maiores à saúde, por adequar-se a cada caso, além de não haver uma necessidade de revisão médica para quem é saudável. Por ser um exercício aeróbico, de baixa intensidade e longa duração, a caminhada traz diversos benefícios à saúde. A caminhada realizada em grupo é mais atraente para o idoso. Aumenta a socialização e o controle do cansaço é mais efetivos, pois os idosos fiscalizam uns aos outros e não deixam que o companheiro ultrapasse os limites.
·         Ginástica Localizada:  Nessa modalidade os exercícios são realizados de forma localizada e repetitiva para maior fortalecimento e rendimento corporal. Sua prática orientada e regular proporciona à pessoa idosa uma melhora significativa do sistema cardiovascular bem como maior amplitude articular maior, equilíbrio e melhor postura.
·         Dança de Salão: A dança é uma expressão representativa do corpo, na qual se utiliza movimentos do cotidiano, os interpretando de forma tanto espontânea quanto formalizada, obedecendo o ritmo e a harmonia. Por ter grande aceitação social a dança de salão é bastante praticada obedecendo diferentes ritmos. Essa modalidade desenvolve a capacidade coordenativa, melhora a noção espaço-temporal, melhora a capacidade motora, articular e cadiorespiratória.
·         Canto e Coral: modalidade oferecida para desenvolver a voz e a capacidade de canto dos idosos. Induz pensamentos positivos, cria situações que aliviam o estresse, auxilia na liberação de tensões, favorece a convivência grupal e desencadeia o sentimento de bem-estar.
·         Aulas: atividade dinâmica e divertida (gincana esportivo-social), realizada a cada semestre, na segunda quinzena, que congrega todos os participantes do projeto.
·         Passeios turísticos na cidade e região e Eventos culturais - teatro, canto, cinema - Visa com estas atividades desenvolver o espírito crítico dos idosos, o gosto pelas artes, o espírito de equipe, a cooperação entre pares, aguçando sua sensibilidade para a história local e regional bem como para o conhecimento da importância do lazer para uma vida saudável e com qualidade.
·         Eventos sociais – Festa do Dia das Mães, Junina e Festa de Natal – São eventos realizados em datas específicas e buscam a confraternização entre todos idosos participantes do projeto, inclusive aqueles que são abrigados em Instituições de Longa Permanência.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES    
 Inicialmente as aulas têm em média 30 minutos de duração aumentando, gradativamente para 60. As atividades são oferecidas diariamente cabendo ao idoso participar três vezes por semana.

ÁREAS DE ATUAÇÃO
AVALIAÇÃO MÉDICA:    O projeto prevê que a cada três ou seis meses o idoso apresente um atestado do médico que o acompanha, como forma de prevenção quanto a problemas relacionados a saúde, bem como a sua liberação para a práticas de atividades Físicas.
ATENÇÃO À HIPERTENSOS:   Realizado no setor de fisioterapia por uma enfermeira, que além de aferir e registrar a pressão arterial dos idosos antes da prática da atividade física, ainda acompanha e intervém encaminhando, caso haja necessidade, para algum Hospital mais próximo  para melhor controle e qualidade do serviço prestado.
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO. Os encontros são grupais para a realização das atividades psicossociais e acontecem semanalmente com três grupos distintos em diferentes horários para facilitar a participação dos idosos.
O projeto visa futuramente atividades complementares, como reforço escolar, programação cultural e orientação em questões de saúde.
Como a comunidade vai participar deste projeto?
O esporte é uma atividade que por suas características básicas possui alto grau de envolvimento e socialização. Sendo assim, por si só este já é um atrativo para a participação da comunidade. Além disso, todo o projeto foi elaborado visando à participação da comunidade não só na prática de esportes, mas, também, na administração e manutenção do espaço. Despertar a cidadania e desenvolver o sentimento de pertencimento nos usuários e comunidade é um dos objetivos a serem alcançados no projeto.
Todas as atividades deverão ser analisadas e discutidas para melhor desempenho deste projeto, e que são flexíveis numa possibilidade de modificar alguns dos itens proposto.
Severo
Pedagogo/Psicopedagogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário