Pré-Projeto inclusão digital na comunidade.
Esse projeto será realizado com os pais dos alunos que fazem parte da escola,
favorecendo a inclusão digital dos pais e possibilitando a oportunidade de
conhecer e fazer parte de
uma sociedade cada vez mais
modificada pelas novas tecnologias.
1. JUSTIFICATIVA
As novas tecnologias estão
presentes em todos os setores de
trabalho, melhorando a vida da população,
reduzindo o tempo, a distância e
modificando o cotidiano das pessoas.
A escola também está passando por transformação com essa tecnologia
que trás para o professor e o
aluno mais uma ferramenta de apoio
e educação. É direito das pessoas também participarem dessa transformação,
fazendo parte de um mundo globalizado e informatizado.
No entanto, conhecer e fazer parte da inclusão digital, abrindo espaço para novos horizontes e está inserido na sociedade moderna e informatizada.
2-Objetivo geral
● Promover a inclusão digital na
comunidade.
2.1-Objetivos específicos
●
Criar um espaço para comunidade na escola
●
Conhecer os recursos básicos da informática
●
Mostrar as tecnologias da sociedade moderna
3.DESENVOLVIMENTO
Inclusão digital ou infoinclusão é a democratização do acesso as tecnologias da
informação, de forma a
permitir a inserção de todos na
sociedade de informação. Inclusão digital
é também simplificar a sua rotina diária, maximizar
o tempo e as potencialidades.
Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar emails.
Mas aquele que usufrui desse suporte para
melhorar as suas condições de vida. A Inclusão Digital, para acontecer, precisa
de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínios dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador
conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente.
Ele precisa saber o que
fazer com essas ferramentas.
Ao longo da história o homem tem criado os mias diversos meios e ferramentas para
se comunicar, e deste modo melhorar
os seus padrões de vida.
4. METODOLOGIA.
Unidade I Conhecendo o computador:
● Monitor ● Teclado ● Mouse ● CPU
● Iniciando com o computador.
Unidade II: Conhecendo as ferramentas do computador
● Editor de texto
● Planilhas de cálculos ●
Apresentação de slides.
Unidade III: Navegando na internet
● Conhecendo um site educativo
● Criando um email ●
Aprendendo a anexar e enviar arquivos pelo email.
5. CONCLUSÃO
Um dos objetivos desse projeto além de promover a democratização do acesso ao conhecimento e a informação é dar a oportunidade da comunidade participar do
ambiente da escola,
contribuindo para a formação de um
cidadão consciente
das tecnologias presentes na sociedade.
Severo
Pedagogo/Psicopedagogo
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