Didática
A
palavra didática : vem
da expressão grega, que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar.
A didática é a parte
da pedagogia que
se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes
da teoria pedagógica.
A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem.
O
educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da didática moderna, e
um dos maiores educadores do século
XVII.
Didática
é um ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo de ensinar métodos e
técnicas que possibilitam a aprendizagem do aluno por parte do professor ou
instrutor.
Os
elementos da ação didática são:
Nesse
período, a didática praticada era a da Escola
Nova, que buscou superar os postulados da escola tradicional, trazendo assim uma reforma
interna no ensino.
O
movimento da escola nova defendia a necessidade de partir dos interesses das
crianças, abandonando a visão delas como "adultos em miniatura" e
passando a considerá-las capazes de se adaptar a cada fase de seu
desenvolvimento.
Foi
a fase do "aprender fazendo", momento em que os jogos educativos passaram a ter um papel importante no
dia-a-dia das escolas. Entre seus principais defensores encontram-se Anisio
Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço
Filho, Cecília Meireles.
Nesse
período, a didática assumiu o enfoque teórico numa dimensão denominada tecnicista, e deixou o enfoque humanista centrado no processo
interpessoal, para uma dimensão técnica do processo ensino-aprendizagem.
A era
industrial fez-se presente na
escola, e a didática era vista como uma estratégia objetiva, racional e neutra
do processo. O referencial principal do ensino era a fábrica, e sobre ela se construíram
as práticas educativas e as conceitualizações referentes à educação.
A
didática tornou-se um instrumento para a cooperação para que realmente
ocorresse a evolução dos processos de aprendizagem. O comprometimento, o
esforço e o exercício de suas técnicas em ambos os lados, para que o
conhecimento realmente seja transmitido do professor para o aluno.
Didática significa simplesmente ensinar, explicar e
instruir o aluno com técnicas de explicação para melhor formação do mesmo nos
âmbitos de estudos ao que se há proposto.
Didática é uma disciplina pedagógica concentrada no estudo
dos processos de ensino e aprendizagem, que busca a formação e o
desenvolvimento instrutivo e formativo dos estudantes.
O que procura a didática é reflexão e a análise do processo
de ensino e aprendizagem e da docência como um todo. Conjuntamente com a
pedagogia, a didática busca a explicação e a melhoria permanente da educação e
dos fatos educativos. Ambos pretendem analisar e conhecer melhor a realidade
educativa na que se concentra como disciplina, esta trata de intervir sobre a
realidade que se estuda.
Como componentes didáticos atuantes podemos dar como
exemplo primeiro, a que o professor, o aluno, o contexto de aprendizagem e o
currículo, que é um sistema de processos de ensino e aprendizagem e possui
quatro elementos básicos que são: Objetivos, conteúdos, metodologia e
avaliação.
A didática, como conceito se pode entender como técnica
pura ou ciência aplicada e como teoria básica da instrução, da educação e da
formação, podendo-se reduzir o conceito simplesmente "a cerca de
que", "para que" e "como realizar o ensinamento".
Temos que nos questionar qual é a nossa tarefa social na
escola, colaborando na formação do nosso aluno na sua totalidade,
possibilitando então uma transformação da realidade, pois ensinar é ter
consciência de quem queremos formar e qual a finalidade desta formação na vida
do nosso aluno, indivíduo este que faz parte da história, que passa por
constantes mudanças.
A Didática é a arte de ensinar, e no trabalho do professor
ela é significativa e importante, pois norteia os caminhos a serem seguidos e
trilhados, mostrando então o homem que deve ser formado na atualidade. Mas para
que isso ocorra, à mesma deve propor mudanças no modo de pensar e agir no
ambiente educativo e ter presente a necessidade de democratização das relações.
Pois é evidente que o ensino, por si só, não é condição suficiente para a
formação de pessoas críticas e nem autônomas.
A
didática é a arte de ensinar e os educadores são os artistas nessa construção
do saber. Como qualquer arte pode ser modificada pelo artista, cabe a nós
articular o conteúdo de ensino e a prática social, pensando na construção do
homem que faz parte da história, um ser humano crítico, autônomo e criativo.
A
Didática é a mola mestra da Pedagogia, mas na compreensão deste homem,
precisamos ter conhecimento da Filosofia da Educação, da Psicologia da
Aprendizagem e da Sociologia.
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