quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

O POVO DE ISRAEL DIZ QUEREMOS UM REI .

O POVO DE ISRAEL DIZ QUEREMOS UM REI .

“Queremos ser como as outras nações: queremos ter um rei para nos governar, para nos dirigir na guerra e lutar em nossas batalhas”. (1 Samuel 8:20)
Primeiro Samuel, a partir do capítulo oito conta-nos que um dia, Israel cansou-se do governo de Deus. A Nação começou a clamar: "Queremos um Rei, queremos um Rei..." sob a justificativa: "como todas as nações têm". Desqualificaram O Grande e Soberano Rei que os libertou da tirania do Egito, guiou através do deserto, criou um caminho seco no Mar Vermelho.
O texto acima é muito interessante, e vivendo o nosso país uma fase tão difícil e complicada onde a palavra “impeachment” e “renúncia” se ouvem a cada dia, a uma comparação com o que aconteceu com Israel. O povo de Israel não queria mais ser conduzido por Deus, então pede um rei à Samuel, pois eles queriam assemelhar-se às outras nações que eram governadas por reis o famoso ”todo mundo faz, todo mundo tem". Israel pede o impeachment de Deus. Abrindo mão da teocracia, onde o governo era do próprio Deus, desejando um rei humano, uma monarquia como existia em todas as nações ao redor. Triste decisão. Inicia-Se a história dos reis de Israel.
Deus fala para Samuel que os israelitas O desprezaram fazendo isso, como fizeram no deserto quando forjaram um bezerro de ouro e o adotaram como sendo o deus verdadeiro que os havia livrado de faraó. Os israelitas esnobaram, fizeram pouco caso do poder e da grandeza de Deus e, consequentemente, desagradaram e pecaram contra Ele. Os israelitas tiveram o que desejavam um rei segundo o seu coração.
Saul era o homem mais alto e mais bonito de todo Israel. Um rei tão perfeito as vistas, mas que era motivo de orgulho fez com que um povo livre perdesse a liberdade individual, pois, todos se tornaram servos, quando não, escravos do rei. Os pesados tributos sobre o produto do campo e da pecuária, sobre as propriedades e todos os bens do povo tornaram difícil a vida dos hebreus. Valeu à pena tão desastrada troca? Israel foi chamada para ser uma nação santa, separada e única dentre todas as outras (Levítico 20:26 “Sereis consagrados a mim, pois Eu, Yahweh, o SENHOR, sou santo e vos separei de todos os povos para serdes exclusivamente meus. “).




Nenhum comentário:

Postar um comentário