quarta-feira, 8 de junho de 2016

A Encarnação do verbo eterno de Deus

A Encarnação do verbo eterno de Deus

O substantivo encarnação ou o adjetivo encarnado não são encontrados na Bíblia, mas se encontra em algumas declarações importantes no Novo Testamento a respeito da pessoa e obra de Jesus Cristo.
Em I Timóteo 3,16 fala sobre "Aquele que foi manifesto na carne". João atribui ao espírito do anticristo qualquer negação que Jesus Cristo "veio em carne",
(I João 4,2).Paulo diz que Cristo realizou sua obra de reconciliação "no corpo da sua carne" isso quer dizer que Cristo pela sua morte nos reconciliou com Deus (Colossenses 1,22; Efésios 2,15-16), e que ao enviar Seu Filho "em semelhança de carne pecaminosa" Deus "condenou ... na carne, o pecado" (Romanos 9:3). Paulo se refere a Cristo que morreu "na carne" por alguém (I Pedro 4,1).
Todos esses textos mostram de diversas maneiras que Cristo garante a salvação porque veio em "carne" e morreu "na carne". Em teologia do cristianismo chama-se a vinda de Jesus como encarnação e a sua morte de expiação.
Nesse sentido teológico, "carne" não é de maneira nenhuma alguma coisa que o homem possui, mas é antes uma coisa que o homem é, sinalizado pela fraqueza e fragilidade próprias da criatura humana e nesse particular aparece em contraste com "espírito", a eterna e inextinguível energia que pertence a Deus e é Deus. Por conseqüência, dizer que Jesus Cristo veio e morreu "na carne" é afirmar que ele veio e morreu no estado sob as condições da vida física e psíquica criada, isto é, aquele que viveu e morreu era homem. Por outro lado, afirma também que aquele que morreu eternamente era e continua a ser Deus.
A fórmula que emoldura a encarnação, portanto, é que, em algum sentido, sem ter deixado de ser Deus, Deus se fez homem. Isto é exatamente o que João afirma "O Verbo" (agente de Deus na criação), que "no princípio", antes da criação, não apenas "estava com Deus", mas era em si mesmo "Deus" , João 1,1-3 e "se fez carne" João 1,14.






Nenhum comentário:

Postar um comentário