segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Comunicação Interpessoal - Parte 2

Comunicação Interpessoal - Parte 2
Portanto, podemos dizer que a comunicação só pode ser considerada eficaz quando a compreensão do receptor coincide com o significado pretendido pelo emissor.

d) Dicção, afasias e inibições.
Boa dicção também é importante. Não basta ter idéias claras. Para comunicá-las, é necessário codificá-las adequadamente. Assim, na comunicação oral requer-se que o mecanismo da fala possibilite sua expressão clara, o que significa que o comunicador precisa tomar cuidado com a tonalidade, a altura, o timbre e a velocidade de sua voz.
Afasia é um distúrbio central onde a evocação das palavras fica prejudicada, como vemos em alguns idosos, ou vítimas de acidente vascular cerebral, por exemplo.
As Inibições ocorrem por medo ou por sentimento de inferioridade. Aja com naturalidade no seu ambiente de trabalho, fale de maneira simples e natural, observando as outras pessoas.
e)  Linguagem e Fala.
A linguagem diz respeito a um sistema constituído por elementos que podem ser gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, que são usados para representar conceitos de comunicação, idéias, significados e pensamentos. Nesta acepção, linguagem aproxima-se do conceito de língua.
A fala é o modo, mais freqüente e importante, através da qual os seres humanos utilizam a linguagem para se comunicar. A maioria dos "leigos" confunde fala e linguagem.
f) Ética e disciplina no trabalho.
Em relações humanas no trabalho é importante conquistar e conservar a cooperação e a confiança dos companheiros de trabalho.

Portanto, se olharmos todos os setores da vida moderna, verificaremos que o homem já não pode trabalhar sozinho. As divisões do trabalho, a especialização cada vez maior, o tornam dia a dia mais dependente de sua equipe, e conseqüentemente dos indivíduos que o compõem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário