sexta-feira, 13 de julho de 2012

CONCEITOS DO JUDAÍSMO

A religião judaica teve sua origem há milhares de anos, a partir dos ensinamentos divinos recebidos por Moisés no monte Sinai. O judaísmo serviu de base para outras religiões monoteísta, como o cristianismo, islamismo, uma vez que as bases se perdem a partir do momento em que se nega o Velho Testamento, a primeira parte é fundamental de todas as religiões que acreditam em um único Deus.
a)      O que Moisés significava para os judeus?
Ele é um grande legislador, o fundador do povo judeu, embora não tenha sido o primeiro. Moisés liderou a saída dos judeus do Egito, quando deixaram de ser escravos para se tornarem um povo liberto. Ele recebeu de Deus os dez mandamentos e começou a criar uma legislação sobre como conduzir o povo moralmente, socialmente, economicamente etc., elaborando os alicerces fundamentais da existência de um povo e uma nação. 
b)      Qual o papel da educação para um judeu?
A educação é o grande pilar do judaísmo; o primeiro momento importante é a educação no lar. A mãe é responsável pela formação da criança desde a mais tensa idade até a hora dela ir à escola, que passa a ser uma co-responsável neste processo. De acordo com as correntes no judaísmo, os pais procuram uma escola que se enquadre no perfil deles, oferecendo uma educação universal de boa qualidade e um complemento adicional de ensino judaico. Para os mais ortodoxos, é fundamental que a escola possua uma grande quantidade de aulas sobre religião, aprofundando-se nos livros das Sagradas Escrituras. Já para um individuo mais moderado, é necessário apenas que se transmitam os princípios básicos da religião e os costumes.
c)       Que tipo de concepção o judaísmo faz em relação aos seres humanos?
O judaísmo é criado à imagem e semelhança de Deus, providos da capacidade de ter conhecimento, inteligência e espiritualidade. Todos possuem esse conteúdo espiritual, alguns com maiores condições, outros com restrições, e é isso que significa a imagem e semelhança divina em que eles acreditam. Crer também que uma alma humana vive uma eternidade e passa tempos dentro de um corpo.
d)      O que caracteriza o Messias?
O messias possui uma série de tarefas para cumprir e ser reconhecido como tal, ou seja, um ser humano dotado de muitas qualidades especiais. Para ser um Messias, uma das grandes atribuições é trazer a paz sobre o mundo, bem como ter o poder de reanimar e reconstituir os corpos com a ação divina. Por isso, a religião judaica condena rigorosamente a cremação, pois é a destruição total, tornando-se impossível  a reconstituição do corpo físico. O corpo para o judeu é uma carcaça sagrada, na qual habita uma alma. A religião judaica segue estritamente o que está escrito no velho Testamento, ou seja, é importante que o corpo seja sepultado diretamente na terra.
e)      Por que Jesus não foi considerado um Messias pelos judeus?
Porque não preencheu os requisitos que o judaísmo determina com relação ao Messias, conforme nas escrituras judaicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário