sábado, 26 de novembro de 2016

Treinamento Didática para Instrutores

Treinamento didática para instrutores
Conteúdo Programático do Curso

Os instrutores são aquelas pessoas que irão atuar na transmissão do conteúdo teórico e prático do Curso de Formação e Reciclagem de Vigilante..
Para se definir um corpo de instrutores devemos analisar o currículo dos indicados, para verificarmos se são adequados para ministrar aulas, somente a partir destas análises convocaremos os instrutores.
O êxito do treinamento dependerá do interesse, do gabarito e, da experiência dos instrutores. É importante o critério de seleção.
Deverão reunir certas qualidades pessoais como: facilidade no relacionamento humano, motivação para função, raciocínio, didática, fácil exposição, que tenha como foco a Andragogia (Arte de ensinar os adultos), ferramenta necessária para a condução de grupos de estudo, pessoas que carregam conhecimentos adquiridos durante toda a sua vida pessoal e profissional, que seja um facilitador do processo, que propicie ambiente de auto busca do conhecimento/aprendizado.
Os instrutores poderão ser selecionados entre os vários níveis e áreas do Curso de Formação de Vigilante, devem conhecer as responsabilidades da função e estar dispostos a assumi-las. A tarefa não é fácil e envolve alguns sacrifícios pessoais.
Como o instrutor estará constantemente em contato com os alunos, dependendo da formação dos participantes do curso/formação, é importante que preencha certo número de requisitos, relacionados á experiência e conhecimento  do tema/assunto abordado. Quanto maior for o grau em que o instrutor possua tais requisitos, tanto melhor desempenhará sua função, em nível de ensino e transferência de conhecimento. 
Segundo um educador o objetivo último de qualquer treinamento é proporcionar o aprendizado aos alunos. E para facilitar este processo, os instrutores podem valer-se de alguns princípios de Psicologia da Aprendizagem: diferenças individuais, motivação, atenção, feedback, retenção, transferência:
·                     Diferenças individuais: as pessoas são diferentes em relação a sua capacidade de aprender. Por isso, torna-se conveniente identificar essas diferenças e, sempre que possível, oferecer um tratamentos.
·                     Motivação: a motivação é um elemento poderoso na formação. Aprende mais quem está motivado. Todavia, cabe lembrar que a motivação é de natureza endógena(Que se origina no interior) . Logo, um treinamento só será motivador quando representar uma resposta às necessidades do aluno, ele só estará realmente motivado ao perceber que o conteúdo ministrado poderá lhe ser útil.
·                     Atenção: a atenção depende da motivação e também da disposição do organismo. Papel importante nesse aspecto é desempenhado, contudo, pelo instrutor. Ele poderá conseguir despertar a atenção dos alunos, principalmente ao valer-se do humor, do entusiasmo, dos recursos, dos exercícios práticos e do envolvimento dos alunos no processo.
·                     Feedback: o aprendizado é facilitado à medida que o instrutor fornece informações acerca de seu desempenho. Convém, pois, ao longo do processo de treinamento, criar situações e mecanismos que esclareçam acerca do quanto os alunos estão aprendendo.
·                     Retenção: o instrutor pode favorecer a retenção por parte dos alunos mediante a organização do material a ser apresentado. E também por meio da repetição dos tópicos de maneiras diferentes.
·                     Transferência: o aprendizado que não puder ser transferido para outras situações além daquela em que ocorreu originalmente se mostrará pouco útil. Assim, cabe ao instrutor criar situações para favorecer a transferência, tais como: empregar exemplos que esclareçam a aplicação dos conhecimentos a situações específicas, propor exercícios e trabalhos práticos e favorecer a discussão acerca da aplicação dos conhecimentos.
Além das características já apresentadas, o instrutor também deve possuir:
·                     Personalidade: transmitir segurança.
·                     Boa didática.
·                     Conhecimento / domínio do assunto.
·                     Ter boa comunicação.
·                     Criar vínculo com os alunos.
·                     Liderança: ter influência.
·                     Habilidade em vender idéias.
·                     Ter empatia: colocar-se no lugar do outro.
·                     Ser ético nas relações, nos procedimentos e nas análises.
·                     Estar atualizado em relação a métodos e técnicas didáticas.
·                     Motivação pela função.
·                     Gostar de pessoas

Para que um curso de formação tenha sucesso o instrutor deverá ter as qualidades necessárias e estar preparado para atuar como um verdadeiro agente de mudança.
Além disso, o instrutor precisa estabelecer, com clareza e objetividade, o tema proposto para debate e análise, planejar a sequência de sua apresentação, sabendo quando e como ilustrar a linguagem verbal, conhecer bem os alunos e suas necessidades de formação, com a finalidade de adequar sua exposição ao ritmo de assimilação dos mesmos, proporcionar debates, evitando a monotonia da exposição contínua e, esclarecer dúvidas.
Tendo as devidas qualidades, o conhecimento relatado, juntamente com a experiência, domínio do assunto, boa didática, que respeite as características dos alunos e, onde se crie situações estimuladoras o instrutor poderá garantir o alcance dos objetivos estabelecidos e o sucesso do aluno em formação.

Severo Filho: Instrutor / Pedagogo / Psicopedagogo



Nenhum comentário:

Postar um comentário