Treinamento didática para instrutores
Conteúdo Programático do Curso
Os instrutores são aquelas pessoas que irão atuar
na transmissão do conteúdo teórico e prático do Curso de Formação e Reciclagem
de Vigilante..
Para se definir um corpo de instrutores devemos
analisar o currículo dos indicados, para verificarmos se são adequados para
ministrar aulas, somente a partir destas análises convocaremos os instrutores.
O êxito do treinamento dependerá do interesse, do
gabarito e, da experiência dos instrutores. É importante o critério de seleção.
Deverão reunir certas qualidades pessoais como:
facilidade no relacionamento humano, motivação para função, raciocínio,
didática, fácil exposição, que tenha como foco a Andragogia (Arte de ensinar os
adultos), ferramenta necessária para a condução de grupos de estudo, pessoas
que carregam conhecimentos adquiridos durante toda a sua vida pessoal e
profissional, que seja um facilitador do processo, que propicie ambiente de
auto busca do conhecimento/aprendizado.
Os instrutores poderão ser selecionados entre os
vários níveis e áreas do Curso de Formação de Vigilante, devem conhecer as
responsabilidades da função e estar dispostos a assumi-las. A tarefa não é
fácil e envolve alguns sacrifícios pessoais.
Como o instrutor estará constantemente em contato
com os alunos, dependendo da formação dos participantes do curso/formação, é
importante que preencha certo número de requisitos, relacionados á experiência
e conhecimento do tema/assunto abordado. Quanto maior for o grau em que o
instrutor possua tais requisitos, tanto melhor desempenhará sua função, em
nível de ensino e transferência de conhecimento.
Segundo um educador o objetivo último de qualquer treinamento
é proporcionar o aprendizado aos alunos. E para facilitar este processo, os
instrutores podem valer-se de alguns princípios de Psicologia da Aprendizagem:
diferenças individuais, motivação, atenção, feedback, retenção, transferência:
·
Diferenças individuais: as pessoas são diferentes em relação a sua
capacidade de aprender. Por isso, torna-se conveniente identificar essas
diferenças e, sempre que possível, oferecer um tratamentos.
·
Motivação: a motivação é um elemento poderoso na formação. Aprende mais
quem está motivado. Todavia, cabe lembrar que a motivação é de natureza
endógena(Que se origina no interior) . Logo, um treinamento só será motivador quando
representar uma resposta às necessidades do aluno, ele só estará realmente
motivado ao perceber que o conteúdo ministrado poderá lhe ser útil.
·
Atenção: a atenção depende da motivação e também da disposição do
organismo. Papel importante nesse aspecto é desempenhado, contudo, pelo
instrutor. Ele poderá conseguir despertar a atenção dos alunos, principalmente
ao valer-se do humor, do entusiasmo, dos recursos, dos exercícios práticos e do
envolvimento dos alunos no processo.
·
Feedback: o aprendizado é facilitado à medida que o instrutor fornece
informações acerca de seu desempenho. Convém, pois, ao longo do processo de
treinamento, criar situações e mecanismos que esclareçam acerca do quanto os
alunos estão aprendendo.
·
Retenção: o instrutor pode favorecer a retenção por parte dos alunos
mediante a organização do material a ser apresentado. E também por meio da
repetição dos tópicos de maneiras diferentes.
·
Transferência: o aprendizado que não puder ser transferido para outras
situações além daquela em que ocorreu originalmente se mostrará pouco útil.
Assim, cabe ao instrutor criar situações para favorecer a transferência, tais
como: empregar exemplos que esclareçam a aplicação dos conhecimentos a
situações específicas, propor exercícios e trabalhos práticos e favorecer a
discussão acerca da aplicação dos conhecimentos.
Além das características já apresentadas, o
instrutor também deve possuir:
·
Personalidade: transmitir segurança.
·
Boa didática.
·
Conhecimento / domínio do assunto.
·
Ter boa comunicação.
·
Criar vínculo com os alunos.
·
Liderança: ter influência.
·
Habilidade em vender idéias.
·
Ter empatia: colocar-se no lugar do outro.
·
Ser ético nas relações, nos procedimentos e nas análises.
·
Estar atualizado em relação a métodos e técnicas didáticas.
·
Motivação pela função.
·
Gostar de pessoas
Para que um curso de formação tenha sucesso o
instrutor deverá ter as qualidades necessárias e estar preparado para atuar
como um verdadeiro agente de mudança.
Além disso, o instrutor precisa estabelecer, com
clareza e objetividade, o tema proposto para debate e análise, planejar a
sequência de sua apresentação, sabendo quando e como ilustrar a linguagem
verbal, conhecer bem os alunos e suas necessidades de formação, com a
finalidade de adequar sua exposição ao ritmo de assimilação dos mesmos,
proporcionar debates, evitando a monotonia da exposição contínua e, esclarecer
dúvidas.
Tendo as devidas qualidades, o conhecimento
relatado, juntamente com a experiência, domínio do assunto, boa didática, que
respeite as características dos alunos e, onde se crie situações estimuladoras
o instrutor poderá garantir o alcance dos objetivos estabelecidos e o sucesso
do aluno em formação.
Severo Filho: Instrutor / Pedagogo / Psicopedagogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário