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As
  Vestes (Paramentos) e Objetos (Vasos) Litúrgicos | 
Para lidar com coisas santas e
sagradas, são usados na celebração objetos, vestes e outros sinais que realçam
e apontam a sacralidade daquilo que se celebra. As vestes, objetos e outros
elementos não são "enfeites", mas cada um traz um significado que
está de acordo com a dignidade do momento sagrado que se celebra.
A variedade das vestes ou paramentos
litúrgicos serve para manifestara diversidade dos ministérios (indicações
hierárquicas) exercidos na liturgia. As vestes querem nos dar o sentido de
revestir-se de Cristo, de sua autoridade, do seu serviço. O cristão, procura
imitar o Cristo, seu divino modelo.
A beleza e a nobreza das vestes resulta
do tecido e da forma; se houver ornatos, sejam figuras ou símbolos que indiquem
o uso sagrado. As cores devem visar manifestar o caráter dos mistérios
celebrados, conforme desenrolar do ano litúrgico.
Vejamos:
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Túnica | 
Alva | 
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É a veste
  oficial do padre durante as celebrações que ele preside. A túnica é uma veste
  branca, embora possa ser de outras cores (dentro de um certo bom censo), a
  qual esconde a individualidade do sacerdote, para que nele se possa perceber
  o próprio Cristo que preside o Sacrifício. A túnica lembra que o sacerdote
  que foi, no batismo revestido de Cristo, se reveste agora simbolicamente do
  homem novo (para presidir o Sacrifício Eucarístico). | 
É uma veste branca como a túnica, porém é usada juntamente com a
  casula, vindo sob ela. 
A alva, juntamente com a casula, dá um caráter mais solene às
  celebrações. | 
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Estola | 
Casula | 
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É uma
  faixa vertical (para padre) ou diagonal (para diácono). A estola do padre
  pode ter duas faixas ou três. Ele a usa sobre os ombros com duas pontas
  caindo para frente. Ela simboliza o serviço sacerdotal que o padre realiza
  como ministro (servidor) de Cristo. Sua cor varia conforme a liturgia. | 
É uma
  veste mais solene que cobre tanto a alva como a estola. É a veste própria do
  padre (diácono não pode usá-la), não tem costura nos lados e é usada nas
  Missas dominicais e dias festivos. A cor varia conforma a liturgia. | 
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Dalmática | 
Hóstia | 
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É a veste própria do diácono. É colocada sobre a alva (túnica) e a
  estola. É utilizada na celebração da missa. Aberta dos lados, tem as mangas
  largas e curtas. A cor também varia de acordo com a liturgia. | 
É o pão de
  trigo puro. Há uma hóstia maior usada pelo presidente da celebração e várias
  menores que são consagradas para a comunhão da assembléia. A hóstia grande é
  para ser vista de longe, na elevação (durante a consagração), e ser partida
  durante a oração do Cordeiro para ser comungada juntamente com as pequenas. | 
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Vinho | 
Cálice | 
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É vinho
  puro de uva. Normalmente é conhecido como "vinho canônico" por
  estar de acordo com as normas (cânon) da Igreja. | 
É uma taça
  revestida de ouro, prata ou outro material que os imite. Ele deve apontar
  para a excelência e grandiosidade do conteúdo que nele é oferecido. | 
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Patena | 
Âmbula | 
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É um
  pratinho de metal que acompanha o cálice, normalmente de material semelhante. 
Sobre ela
  é colocada a hóstia grande ( e em alguns casos, também algumas pequenas). | 
É um vasos
  que tem tampa e serve para conduzir ou guardar as hóstias a serem
  distribuídas para o povo. Algumas são ornamentadas e cobertas com um véu
  quando ficam com a reserva eucarística (hóstias consagradas que não foram
  comungadas durante a Missa), o véu aponta o respeito e a excelência do
  alimento sagrado que trazem dentro de si. | 
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Água | 
Pala | 
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É água
  natural. Serve para purificar as mão do sacerdote durante a cerimônia do
  lavabo e ser misturada no vinho, na preparação das oferendas, para simbolizar
  a humanidade que se une à divindade de Cristo (vinho). Também é usada na
  purificação do cálice e das âmbulas após a comunhão. | 
É uma peça
  quadrada, dura, normalmente de linho engomado, que serve para cobrir o
  cálice, evitando que caia dentro dele alguma sujeira. | 
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Sanguinho
  ou Sanguineo | 
Corporal | 
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É uma
  toalha pequena e branca que serve para enxugar o cálice no momento da
  purificação e retirar das âmbulas os fragmentos que lá ficaram após a
  comunhão e que são colocados no cálice. | 
Toalha
  maior e quadrada. Chama-se deste modo porque sobre ele se coloca o Corpo e o
  Sangue do Senhor. | 
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Galetas | 
Credência | 
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Duas
  pequenas jarras de vidro ou outo material. Uma tras a água e a outra o vinho.
  Elas estão sempre juntas, em um pratinho ou outro objeto na credência. | 
Pequena
  mesa que fica ao lado do altar, onde ficam depositados os objetos a serem
  usados durante a celebração. | 
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Manustérgio | 
Missal | 
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Pequena
  toalha que serve para enxugar as mãos do sacerdote e dos ministros na
  cerimônia do lavabo. Vem do latim "manus" = mãos. | 
Livro que
  contem os ritos da Missa e todas as orações necessárias para se celebrar a
  eucaristia. | 
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Lecionário | 
Crucifixo | 
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Livro que
  contém as leituras e salmos da Sagrada Escritura, organizados de acordo com a
  liturgia do ano litúrgico. São três: dominical (leituras dos domingos);
  semanal (leituras dos dias de semana) e santoral (leituras para festas de
  santos). | 
Em todo
  lugar onde se celebra a Eucaristia, deve haver um crucifixo para lembrar que
  a Ceia do Senhor é inseparável do Seu sacrifício Redentor na cruz. | 
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Velas | 
Flores | 
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Estão presentes
  para nos lembrar a fé que reúne e a presença de Cristo, luz do mundo. Lembra
  a luz recebida no batismo. | 
Mais
  presentes aos domingos e demais celebrações festiva para nos recordar a
  alegria de se reunir ao redor da mesa do Senhor. Não devem ser colocadas
  sobre o altar, mas ao lado. Nunca devem ser colocadas sobre o sacrário. | 
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Altar | |
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É o centro
  da celebração e da Igreja. Representa o próprio Cristo que se tornou altar e
  cordeiro. Lembra a mesa da Ceia do senhor, também lembra a cruz de Jesus, que
  foi como altar onde o Senhor ofereceu o sacrifício da própria vida. Deve
  estar em destaque na Igreja e ser tratado sempre com muito respeito. Antes,
  sempre se comparava o altar com o calvário, onde Cristo nos redimiu e nos
  salvou, e assim continua fazendo pela renovação de seu sacrifício na
  celebração da Missa. | |
 
 
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